Olá, consegui fazer com o "if", contudo queria saber se é possível utilizar o comando "while".
Tentei desta fora, porém, a bolinha fica parada no ponto inicial.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var i = 1;
function atualizaTela() {
while (i == 1) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
if (x == 380) {
i = 0;
}
}
while (i == 0) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x = x - 1;
if (x == 20) {
i = 1;
}
}
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>