Olá, consegui fazer com o "if", contudo queria saber se é possível utilizar o comando "while".
Tentei desta fora, porém, a bolinha fica parada no ponto inicial.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }
    var x = 20;
    var i = 1;
    function atualizaTela() {
        while (i == 1) {
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x, 20, 10);
            x++;
            if (x == 380) {
                i = 0;
            }
        }
        while (i == 0) {
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x, 20, 10);
            x = x - 1;
            if (x == 20) {
                i = 1;
            }
        }
    }
    setInterval(atualizaTela, 20);
</script> 
            