Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como fazer uma média com os valores vindos de um form e manter ela no HTML

Oi pessoal!

Fiz um site de exemplo durante o curso de html e css, ele ficou como eu queria. Porém como é só o HTML e o CSS, eu não consigo alterar umas partes que eu quero que altere. Vou explicar melhor:

O site mostra duas médias em dois blocos principais do site, e está lindo no site:

<ul class="valores">
    <li>
        <p class="titulo">Média Brasil*</p>
        <p id="mediaBrasil" class="valor">R$ 1,30</p>
        <p class="obs">*valores baseados nas respostas recebidas pelo site.</p>
    </li>
    <li>
        <p class="titulo">Maior valor*</p>
        <p id="maiorValor" class="valor">R$ 2,10</p>
        <p class="obs">*valores baseados nas respostas recebidas pelo site.</p>
    </li>
</ul>

Porém, os dois valores foram colocados só de exemplo. Eu queria tornar esse 1,3 e o 2,10 em variáveis vindas de um formulário que o usuário digita. Obs: Na verdade é pra ser uma média, mas por enquanto só testei colocar o mesmo número digitado no formulario.

Seguem as classes/IDs do campo preenchido e do botão em HTML:

<form>
<fieldset>
.
.
.
<!-- local que o usuário coloca o valor -->
<div class="valorR_div">
    <label for="valorRecebido">R$:</label>
    <input id="valor1" class="valorR" nome="valor1" type="text" required placeholder="0,00" maxlength="3"    minlength="3" onkeypress="$    (this).mask('R$ #.##0.00', {reverse: true});"/>    
</div>`
.
.
.
<!-- botão que aciona a função teste() -->
<input type="button" value="Enviar" class="b_armazenar" id="button"  onClick="teste()"/>
.
.
.
</fieldset>
</form>

A Função, teste(), que o Botão chama em JavaScript, está funcionando e é a seguinte:

function teste(){
    var estado = document.form_1.ufR.value;
    valorRecebido = parseFloat(document.form_1.valor1.value);
    var mesReferencia = document.form_1.mesR.value;
    // console.log(estado, valorRecebido, mesReferencia); 

document.getElementById("mediaBrasil").innerHTML = `<p id=\"mediaBrasil\" class=\"valor\">R$ ${valorRecebido}</p>`;
    document.getElementById("maiorValor").innerHTML = `<p id=\"maiorValor\" class=\"valor\">R$ ${valorRecebido}</p>`;
 }

Agora eu estou travada porque não consigo nem imaginar como essas variáveis quando eu atualizo a página. Como que eu posso fazer uma média ficar no site se apaga todos os dados que já me enviaram?

Inclusive estou perdida em saber qual é o melhor curso pra eu fazer agora, se eu consigo continuar trabalhando em JavaScript, se tenho que fazer um curso de banco de dados.

Então até apontando a direção que eu tenho que ir, eu to aceitando! hehe

1 resposta
solução!

Olá, Larissa, tudo bem?

Entendo a sua dúvida sobre como manter a média no site mesmo após o usuário atualizar a página. Existem algumas soluções possíveis para isso, e vou tentar explicar algumas delas.

Uma opção é utilizar o armazenamento local (localStorage) do navegador para guardar o valor da média. Dessa forma, quando o usuário atualizar a página, a média continuará lá, armazenada no navegador. Para isso, você pode modificar a sua função teste() para salvar a média no localStorage, como no exemplo abaixo:

function teste(){
    var estado = document.form_1.ufR.value;
    var valorRecebido = parseFloat(document.form_1.valor1.value);
    var mesReferencia = document.form_1.mesR.value;

// Calcula a média
    var media = (valorRecebido + parseFloat(localStorage.getItem("valor2"))) / 2;

// Salva a média no localStorage
    localStorage.setItem("valor1", valorRecebido);
    localStorage.setItem("valor2", media);

// Atualiza os valores no HTML
    document.getElementById("mediaBrasil").innerHTML = `<p id=\"mediaBrasil\" class=\"valor\">R$ ${media.toFixed(2)}</p>`;
    document.getElementById("maiorValor").innerHTML = `<p id=\"maiorValor\" class=\"valor\">R$ ${valorRecebido.toFixed(2)}</p>`;
}

Note que no exemplo acima, estou utilizando o método getItem() do localStorage para obter o valor anteriormente salvo da média, e utilizando-o no cálculo da nova média. Além disso, estou utilizando o método toFixed() para formatar os valores para duas casas decimais.

Outra opção é utilizar um banco de dados para armazenar os valores inseridos pelo usuário e calcular a média a partir desses valores. Para isso, você precisaria de uma linguagem de programação do lado do servidor (como PHP, Python, Ruby, etc.) para acessar o banco de dados e gerar a página HTML dinamicamente com os valores atualizados. Essa abordagem é um pouco mais complexa do que a anterior, mas pode ser mais escalável caso você tenha muitos usuários inserindo valores no seu site.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você.

Um abraço e bons estudos.