2
respostas

Como fazer uma imagem aparecer no push notification e como fazer a mensagem aparecer quando o app está aberto?

Estou com um problema tem bastante tempo e queria saber se consegue me ajudar. Minha aplicação é em ionic (front) e nodejs (api). Estou usando o Firebase Cloud Message para enviar as mensagens. Quando tem um agendamento, a minha api manda uma mensagem pelo Firebase. A mensagem tem ido perfeita no iOS, mas para o Android a logo não aparece, fica aquele quadrado cinza. Além disso a mensagem não pula na tela que nem notificação do whatsapp. Ela fica escondida na parte de notificações e se eu estou com o app aberto também não vem a mensagem.

Os problemas que preciso resolver são esses dois:

1) Imagem da logo não aparece para o Android (apenas para iOS). 2) Push notification notificar pulando na tela que nem uma notificação de whatsapp rs.

Consegue me ajudar com isso por favor?

2 respostas

Oi Vanessa, tudo bem?

Eu não manjo como funciona o código com o Ionic, mas conheço a API do Firebase Cloud Messaging, então vamos lá :)

O FCM possui 2 tipos de mensagens:

Caso tenha interesse em saber detalhes sobre as mensagens do FCM recomendo a leitura da documentação (em Inglês).

Quando enviamos uma mensagem pelo console do FCM ele sempre manda uma notification.

É importante ter isso em mente, pois a notification mantém exatamente o comportamento que você citou, ela vai aparecer apenas em background (App em plano de fundo) e a sua personalização é bem fraca, pois a ideia dela é abstrair o máximo possível e apresentar a notificação sem burocracia.

A própria documentação destaca que o envio via console tem é uma alternativa fácil para marketing visando o aumento de engajamento.

Portanto, para uma maior personalização, o recomendado é utilizar o data. Mas, para que atenda a sua necessidade de uma notificação personalizada, você vai precisar implementar manualmente todo o código que configura a notificação, não é nada automático assim como vemos na abordagem do notification.

Novamente, não manjo como funciona no Ionic a criação de notificações, então não consigo linkar uma página que vai te ajudar no que precisa neste detalhe.

Espero ter ajudado.

Oi Alex!

Muito obrigada pelas informações :) Eu vou ler essa documentação para ver se consigo fazer com que a notificação apareça com mais evidência no Android. O que eu tinha entendido era que eu só usaria o data caso eu quisesse passar algum objeto e não caso eu precise manipular a mensagem com mais configurações. Vou ler bem essa documentação para entender e tentar driblar esse "problema".

Sobre o ícone que não aparece por nada na notificação do Android (apenas aparece na notificação do iOS), você sabe de algum professor do Alura/Caelum que poderia me ajudar em relação a isso do ionic? Ou em alguma aula daqui para eu abrir o tópico? Já tentei bastante e precisava de uma luz quanto a isso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software