Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como fazer uma grid?

https://www.dropbox.com/s/f9acjf1qp7y3spj/grid.jpg?dl=0

Como faço uma grid como essa no illustrator manualmente? Consegui apenas fazer a margem.

2 respostas
solução!

Bom dia Daniel, 8D

Existem algumas formas de fazer a grid.

As margens podem ser feitas como explicado no texto de apoio, que foi o que você conseguiu desenvolver.

A grade interna tem duas maneiras que acho mais fácil de fazer:

• Eu criei um quadrado com as dimensões que eu queria, foi inclusive ele que eu usei para fazer as margens.
  • Com este mesmo quadrado eu centralizei ele na folha, peguei as linhas da regua e baseado neste quadrado eu criei as demais. Foi um trabalho um tanto quanto manual, ir movimentando a referencia o quadrado e inserindo as linhas.

• Você pode também fazer o seguinte, depois de criar as margens padrões como você já criou, a parte interna você cria um retangulo que ocupa a folha toda.
  • Seleciona este retangulo, vai no menu OBJECT>PATH>SPLIT INTO GRID, assim você consegue criar esta grade interna de forma automática.
  • Você só tem que entender que esta grade agora é um objeto, e pode ser selecionado, então é importante bloquear a camada dele ou o objeto para não trazer problemas mais tarde

Segue um vídeo que fiz de forma bem rapida aqui para explicar estes dois processos ok.

OBS: No vídeo eu crio as linhas baseado no quadrado que eu criei, por isso eu seleciono ele e coloco uma borda vermelha para conseguir ver a minha referencia

Criando grid

Espero que ajude, um abraço

Muito obrigado professor Luiz!!! Como sempre ajudando bastante ;)