Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como fazer uma classificação em chave?

Preciso fazer uma classificação em chave. (Ou seja, a partir de uma primeira característica, identificar uma hipótese. Dentro deste hipótese, uma segunda característica leva a mais uma classificação em subchave e dentro desta subchave, o conjunto das demais características identificam a classificação final.) Não posso perder as características usadas nem as hipóteses de classificação obtidas. E devo rodar esta análise para vários objetos a serem classificados. Então eu tenho todo o mapa de classificação, mas quero, fornecendo as características de cada objeto, que o Chatgpt classifique para mim. Como posso implementar isso?

2 respostas
solução!

Olá Cátia! tudo bem?

Você quer criar um sistema de classificação em chave utilizando o ChatGPT, onde cada característica leva a uma hipótese e subsequentes classificações em subchaves, certo? Isso é semelhante a criar uma árvore de decisão, onde cada nó representa uma característica que leva a uma decisão ou subdecisão.

Você pode implementar isso seguindo este modelo de prompt:

1. A definição da árvore (o mapa)

Apresente a hierarquia de forma clara usando recuos (identação). Isso ajuda o modelo a entender as ramificações:

"Aja como um motor de classificação lógica. Siga estritamente este mapa:

• Nível 1 (Característica Primária): Se [X], então Hipótese = [A]. Se [Y], então Hipótese = [B].
  • Nível 2 (Subchave): Dentro da Hipótese [A], se a característica for [Z], a subchave é [A1].
  • Nível 3 (Final): Com base nas demais características, defina o resultado final."

2. Instrução de "Cadeia de Pensamento" (Chain of Thought)

Para garantir que ele não perca as características, você deve exigir que a saída siga um formato fixo. Isso obriga o ChatGPT a "escrever" o caminho percorrido:

"Para cada objeto fornecido, sua resposta deve seguir obrigatoriamente este formato:

1. Entrada: (Características lidas)
  2. Raciocínio Nível 1: (Por que escolheu a Hipótese X)
  3. Raciocínio Nível 2: (Por que escolheu a Subchave Y)
  4. Classificação Final: (Resultado)"

3. Exemplo de Poucos Cliques (Few-Shot)

Antes de pedir para ele classificar os seus objetos reais, dê um exemplo completo no prompt de como você quer que ele classifique um objeto fictício. Isso reduz drasticamente a chance de erros.

Dica: Se você tem muitos objetos, pode enviar uma lista (em CSV ou formato de lista simples) e dizer:

"Agora, aplique a lógica acima para cada item da lista abaixo, mantendo o formato de saída para todos."

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigada! Vou utilizar sua orientação!!