3
respostas

Como fazer um grafico de barras e linhas com mêses?

Tenho uma planilha onde as colunas são os meses e as linhas identificação de pessoas, preciso montar um gráfico em barras indicando o valor de cada período e gráfico de linhas onde demonstre o crescimento ou queda durante o período

SETOR; NOME; JAN; FEV; MAR...
A; Suzi; 1.000; 1.200; 1.300...
B; Tania; 5.000; 4.000; 5.000...
A; Catia; 2.000; 2.000; 2.100...
3 respostas

Olá ! Como vai?

O mais importante na verdade, antes de escolher que gráfico vamos utilizar, é entender que pergunta pretendemos responder com ele. O que você gostaria de saber? Quem está evoluindo mês? Comparar meses entre setores?

Quando usamos ferramentas de visualização de dados, é importante que a gente prepare a base que vamos utilizar para adequar seu uso a ferramenta.

Acredito que o ideial seria a criação de uma dimensão única em uma coluna chamada mês, cujos valores são os meses. E uma coluna apenas com os valores. Isso facilitaria a utilização dos dados caso queira fazer algo mais complexo.

Entretanto, como o que você precisa é algo simples, você pode fazer por exemplo um gráfico de barras empilhada, jogando todas as colunas de mês nos valores, como o nome ou o setor no eixo. O que vai no eixo depende da pergunta que você quer responder.

Não vejo como você poderia fazer o gráfico de linhas devido a maneira como a planilha está montada (você pode fazer aquela sugestão que mostrei de mudar a planilha, e depois jogar a coluna mes no eixo, e a dos valores nos valores.

Entretanto, se quiser ver essa evolução usando a planilha como está, pode usar o gráfico de colunas clusterizado (na vertical) e colocar as colunas de meses dentro do campo de valores. Segue um exemplo ilustrativo abaixo:

Para ver numa granularidade maior que essa, você precisaria estar trabalhando com datas, que quebrariam esses meses em dias.

Estou aqui se quiser tirar mais dúvidas. Espero ter ajudado. Bons Estudos =)

Olá Marina!

Muito obrigado pela explicação, me deu uma nova visão da informação e do que preciso preparar, mas a questão que estou trabalhando não é tão simples como no meu exemplo. Eu fiz o exemplo simplificado para entender a estruturação e evoluirmos na modelagem.

Sei que o PowerBI trabalha de forma colunar diferente da estrutura da planilha que tenho, e é aí minha dificuldade.

Seguindo a visão do exemplo a planilha que tenho pra trabalhar contem: 5570 NOMES divididos em 27 SETORES, quanto aos meses devo trabalhar no primeiro momento com o 12 meses (jan-dez).

Com estes dados preciso demonstrar a evolução, individual por SETOR e/ou NOME (acredito que aqui vou utilizar a segmentação de dados) do valor mês a mês, usando o gráfico de barras. Conjuntamente às barras gostaria de ter a informação da evolução em percentual comparando com o mês anterior.

Se fosse possível eu poderia manda o que eu faço hoje no Excel para termos uma visão de como poderíamos fazer no PowerBI.

Olá !

Acredito que a questão está mais na maneira em que essa planilha está configurada do que no Power BI em si.

Quando falamos em Business Inteligence, uma fase importante é a estruturação da base de dados. Ela é pensada para que n~so tenhamos problemas como esse. O planejamento da base é imprescindivel para o processo de BI, e seus moldes já são pensados para facilitar o uso de qualquer ferramenta de visualização de dados.

Para fazer o que você quer, o ideal é um gráfico de combo. Entretato, os dados que você precisa não vem prontos para tal, eles precisam ser construídos como colunas na sua base. Da maneira que ela está agora, pelo que entendi, fica bem difícil de construir alguma coisa. A ideia aqui, é aprender a diferenciar métricas de dimensões, planejar suas relações, e de fazer um processo de transformação desses dados, para que você possa utilizar com segrança e tranquilidade o Power BI.

Par entnder mais conceitualmente sobre esse processo, e ajudá-o nesse planejamento, recomendo para você, o curso de Business Inteligence:

https://www.alura.com.br/curso-online-business-intelligence-introducao-inteligencia-empresarial

Ele pode te ajudar a entender uma maneira melhor de configuração dessa base que você tem disponível.

As formações que se desdobram dele, podem também te ajudar a entender mais sobre essa estruturação:

https://www.alura.com.br/formacao-business-intelligence-data-warehouse

https://www.alura.com.br/formacao-business-intelligence-data-warehouse-pentaho

Outro ponto importate: quando trabalhamos com visualização de dados, precisamos evitar ao máximo poluir nossas visões com dados desnecessários.

Será que realmente é necessário ver a evolução de todos os nomes e setores ao mesmo tempo? Será que não seria melhor agrupá-los em categorias que faça sentido? Será que esses nomes, não poderiam entrar como um filtro? Dessa forma você poderá ve-los um de cada vez.

Espero que ajude e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software