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Como fazer um canal de denuncias funcionar?

Vejo frequentemente colaboradores fazendo reclamações no canal de Compliance, mas ao mesmo tempo percebo que, principalmente e certos tipos de gestão nada é feito ou as reclamaçoes sao infudadas e nao estão em conformidade com como codigo de etica. Nao estou pensando em punição,mas sim na falta de feedback dos canais de ética que não ocorre.

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Oii!

Assegure-se de que todos as pessoas colaboradoras entendam como o canal de denúncias funciona, quais tipos de questões devem ser relatadas e como as denúncias serão tratadas. Isso pode ser feito através de treinamentos regulares e materiais de comunicação interna.

É muito importante que os colaboradores sintam que podem fazer denúncias sem medo de retaliação. Garantir a confidencialidade e, se possível, oferecer a opção de denúncias anônimas pode aumentar a confiança no sistema.

Estabelecer um processo claro e transparente para investigar as denúncias. Isso inclui definir prazos para a investigação e garantir que as pessoas responsáveis por investigar sejam imparciais. E como você mencionou a falta de feedback, é importante que os colaboradores que fazem denúncias recebam atualizações sobre o status de suas reclamações, mesmo que seja apenas para informar que a investigação está em andamento. Isso ajuda a construir confiança no sistema.

Avalie regularmente o funcionamento do canal de denúncias e faça ajustes conforme necessário. Isso pode incluir a análise de dados sobre o número e tipo de denúncias, bem como o tempo médio de resolução.

Espero que essas sugestões possam ajudar a melhorar o funcionamento do canal de denúncias.

Um abraço.

ola!

sabe o que percebo? que os colaborador têm medo de um canal que serve para protegê-los.