3
respostas

Como fazer troubleshoot de host em Emergency Mode

Gostaria de saber qual a ferramente que podemos utilizar caso o server venha a entregar em Emergency Mode devido à alguma má configuração do fstab.

Como o nosso acesso é sempre feito por SSH, gostaria de saber se existe a possibilidade de recuperar uma instância que não boota mais.

Att, Lucas

3 respostas

Olá Lucas, tudo bem? Nesse caso, você deve alterar manualmente as configurações do fstab, geralmente esse problema ocorre pela não conexão de algum EBS. Eu desconheço algum método para recuperar uma instância que não inicia mais, a melhor alternativa é ter backups salvos e recuperar a partir do backup, sendo assim, é ideal que sua infraestrutura esteja toda organizada para funcionar desse forma, geralmente deixamos apenas a aplicação sendo executada na instância, e os arquivos ou bancos de dados em outros serviços como S3 e ou RDS da própria AWS.

Espero ter ajudado!

Jonilson, entendo o caso.

A minha dúvida seria existe alguma ferramenta de recuperação da AWS (algum tipo de enviroment de rescue) caso ocorresse algum erro que impedisse o servidor bootar.

Att, Lucas C.

Lucas, eu desconheço se na AWS possui alguma ferramenta nesse sentido, já que eles disponibilizam os backups, bem como backups específicos e programados, que é a melhor estratégia tendo em vista que recuperações e demais ações semelhantes podem gerar alguma perda indevida, de dados ou configurações, algo nesse sentido!