1
resposta

Como fazer repetir valores de uma FK

Olá bom dia, boa noite, boa tarde, estou fazendo um projeto pessoal que é um site de barbeiro e criei duas tabelas uma com a informação do barbeiro, e outra com os horários, nessa tabela com os horarios eu coloquei a hora e o id do barbeiro mas quando coloco para salvar um valor com a hora diferente mas com o id do babeiro repetido ele da erro dizendo que o valor já existe uma linha com o id do barbeiro, alguém pode me ajudar? desde já agradeço.

1 resposta

Olá, Jose, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

O problema possivelmente está na estrutura da sua tabela de horários. Como você mencionou, ao salvar um valor com o mesmo id do barbeiro, ele dá um erro. Isso acontece porque provavelmente você está definindo o id do barbeiro como chave primária simples na tabela de horários, o que significa que cada valor nessa coluna deve ser único.

Para resolver esse problema, você pode modificar a estrutura da tabela de horários para adicionar uma chave primária composta por duas colunas, o id do barbeiro e o horário. Dessa forma, cada combinação de id_barbeiro e horário será única na tabela.

Tabela de barbeiros

IDNomeSobrenome
1JoãoSilva
2JoséSantos
3MariaOliveira

Tabela de Horários

id_barbeirohorario
110:00 - 11:00 AM
211:00 - 12:00 PM
112:00 - 01:00 PM
201:00 - 02:00 PM

Note que na tabela horário acima, os id_barbeiro se repetem, mas a combinação do id_barbeiro com o horário são únicas.

Reforço, então, que nessa tabela de horários a chave primária deverá ser do tipo composta, cada combinação de id_barbeiro e horario é única, o que permite adicionar novos horários para um mesmo barbeiro sem problemas.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!