Opa, tudo bom? Comecei a estudar python essa semana, a forma como eu achei para mostrar o tempo quanto tempo falta pra fulano poder dirigir foi a seguinte:
idade = input("Digite sua idade ")
idade = int(idade) #não esquece de fazer a conversão, se não a idade vai ser lida como uma string e vai dar bronca posteriormente
tempo_faltando = (18-idade) #depois do usuário inserir a idade, fiz uma breve função pra conseguir o valor que você quer :)
tempo_desobra = (idade-18) #meu toc exigiu que se eu fizesse o tempo faltando, teria de inserir também o "tempo de sobra" kkkk
def teste_pode_dirigir(idade): #Definindo que vai passar o parâmetro idade dentro da função teste_pode_dirigir, pra poder "printar" a mensagem ao
if idade < 18: #usuário
print(f"Não pode dirigir, faltam {tempo_faltando} anos") #Aqui a resposta da sua pergunta, faz com que a função tempo_faltando apareça
elif idade == 18:
print(f"No seu aniversário desse ano você vai poder dirigir")
else:
print(f"Já pode dirigir a {tempo_desobra} anos")
teste_pode_dirigir(idade)
OBS: Peço que me corrijam se eu chamei de função algo que não era função, ou qualquer outro tipo de erro. Reitero que comecei a aprender essa semana, então agradeço a toda e qualquer dica, sugestão e/ou critica construtiva :)
Espero ter ajudado