Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como fazer para dizer quantos anos faltam caso a idade seja menor de 18?

Eu lembro de ter visto uma aula explicando isso mas nao acho mais (ou eu to maluco e nao vi aula nenhuma disso kkkkk), como posso fazer na linguagem para que saia uma frase tipo "15 anos, nao pode dirigir, ainda faltam 3 anos"? tentei fazer sozinho mas nao consegui

3 respostas

Aconselho que faça as atividades das aulas e as grave em seu git para sempre ter a disposição, quando precisar.

Segue link do curso que você comentou. https://cursos.alura.com.br/course/python-intro

Aula 2. Condicionais

solução!

Opa, tudo bom? Comecei a estudar python essa semana, a forma como eu achei para mostrar o tempo quanto tempo falta pra fulano poder dirigir foi a seguinte:

idade = input("Digite sua idade ") idade = int(idade) #não esquece de fazer a conversão, se não a idade vai ser lida como uma string e vai dar bronca posteriormente

tempo_faltando = (18-idade) #depois do usuário inserir a idade, fiz uma breve função pra conseguir o valor que você quer :) tempo_desobra = (idade-18) #meu toc exigiu que se eu fizesse o tempo faltando, teria de inserir também o "tempo de sobra" kkkk

def teste_pode_dirigir(idade): #Definindo que vai passar o parâmetro idade dentro da função teste_pode_dirigir, pra poder "printar" a mensagem ao if idade < 18: #usuário print(f"Não pode dirigir, faltam {tempo_faltando} anos") #Aqui a resposta da sua pergunta, faz com que a função tempo_faltando apareça elif idade == 18: print(f"No seu aniversário desse ano você vai poder dirigir") else: print(f"Já pode dirigir a {tempo_desobra} anos")

teste_pode_dirigir(idade)

OBS: Peço que me corrijam se eu chamei de função algo que não era função, ou qualquer outro tipo de erro. Reitero que comecei a aprender essa semana, então agradeço a toda e qualquer dica, sugestão e/ou critica construtiva :)

Espero ter ajudado

Obrigado pela ajuda, Rafael, realmente funcionou aqui, eu estava tentando fazer sozinho e tive a mesma ideia com a sua, porem nao sabia a sintaxe correta, boa sorte nos estudos, comecei essa semana tambem, valeu