1
resposta

Como fazer os audios tocarem no VS Code?

Olá. Gostaria de saber como fazer os sons tocarem usando Javascript no VSCode.

Acabei seguindo todo o projeto dessa maneira, porque eu já utilizava o VSCode por causa de outros cursos.

Mas agora não consigo fazer os áudios funcionarem, chegando até ao ponto de crashar o jogo.

Segue código abaixo, mas não "chamei" os áudios pra não crashar:

//Variaveis para poder desenhar no canvas
let tela = document.querySelector("canvas");
let pincel = tela.getContext("2d");

//Variaveis para medir a tela
let maxWidth = 600;
let maxHeight = 400;

//Variaveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 12;
let raio = diametro / 2;
let velocidadeXBolinha = 1;
let velocidadeYBolinha = 1;

//Variaveis para o uso das teclas do teclado
let teclaCima = 38;
let teclaBaixo = 40;

//Variaveis da raquete do Jogador
let xRaqueteJogador = 10;
let yRaqueteJogador = 150;

//Variaveis da raquete do Adversario
let xRaqueteAdversario = 575;
let yRaqueteAdversario = 150;
let velocidadeYAdversario;

//Comprimento e Altura das Raquetes
let raqueteComprimento = 12;
let raqueteAltura = 80;

//Taxa de movimento das raquetes
let taxaMovimento = 15;

//Placar do jogo
let pontosJogador = 0;
let pontosOponente = 0;

//Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preLoad(){
  trilha = new Audio("trilha.mp3");
  raquetada = new Audio("raquetada.mp3");
  ponto = new Audio("ponto.mp3");
}

//Função que limpa a tela
function limpaTela() {
  pincel.clearRect(0, 0, maxWidth, maxHeight);
}

//Função que desenha o background do jogo
function desenhaFundo() {
  pincel.fillStyle = "black";
  pincel.fillRect(0, 0, maxWidth, maxHeight);
}

//Função que desenha a bolinha de acordo com as coordenadas X e Y recebidas
function desenhaBolinha(x, y, diametro) {
  pincel.fillStyle = "white";
  pincel.beginPath();
  pincel.arc(x, y, diametro, 0, 2 * Math.PI);
  pincel.fill();
}

//Função que movimenta a bolinha para os lados, para cima e para baixo
function movimentaBolinha() {
  desenhaBolinha(xBolinha, yBolinha, diametro);
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

//Função que verifica se a bolinha está encostando nas bordas e muda seu direcionamento
function verificaColisoes() {
  //colisão da Bola com as bordas laterais da tela
  if (xBolinha + raio > maxWidth) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    pontosJogador += 1;
  }

  if (xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    pontosOponente += 1;
  }

  //colisão da Bola com as bordas inferior e superior da tela
  if (yBolinha + raio > maxHeight || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }

  //colisão da Bola com a raquete do Jogador
  if (
    xBolinha - raio < xRaqueteJogador + raqueteComprimento &&
    yBolinha - raio < yRaqueteJogador + raqueteAltura &&
    yBolinha + raio > yRaqueteJogador
  ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  //colisao da Bola com a raquete do Adversario
  if (
    xBolinha - raio > xRaqueteAdversario - raqueteComprimento &&
    yBolinha - raio < yRaqueteAdversario + raqueteAltura &&
    yBolinha + raio > yRaqueteAdversario
  ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

//Função que desenha a raquete do Jogador e recebe a posição Y
function desenhaRaquete(x, y) {
  pincel.fillStyle = "white";
  pincel.fillRect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

//Função que movimenta a raquete do Jodaor se apertar as teclas "seta para cima" ou "seta para baixo"
function movimentaJogador(event) {
  if (event.keyCode == teclaCima && yRaqueteJogador > 0) {
    yRaqueteJogador = yRaqueteJogador - taxaMovimento;
  } else if (yRaqueteJogador < 320) {
    if (event.keyCode == teclaBaixo) {
      yRaqueteJogador = yRaqueteJogador + taxaMovimento;
    }
  }
}

//Função que movimenta o adversário em Y sempre seguindo a posição da bolinha
function movimentaAdversario() {
  velocidadeYAdversario =
    yBolinha - yRaqueteAdversario - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteAdversario += velocidadeYAdversario;
}

function incluiPlacar() {
  pincel.font = "30px serif";
  pincel.textAlign = "center";

  pincel.fillStyle = "orange";
  pincel.fillText(pontosJogador + "    X    " + pontosOponente, 300, 40);
}

//Função que atualiza os frames e chama todas as outras funções
function atualizaTela() {
  limpaTela();
  desenhaFundo();
  movimentaBolinha();
  desenhaRaquete(xRaqueteJogador, yRaqueteJogador);
  desenhaRaquete(xRaqueteAdversario, yRaqueteAdversario);
  movimentaAdversario();
  verificaColisoes();
  incluiPlacar();
}

//Atualiza tela a cada 3 segundos
setInterval(atualizaTela, 1);

//Recebe o movimento do jogador quando a tecla está apertada
document.onkeydown = movimentaJogador;
1 resposta

Olá, Bruno! Como você está?

Nossa, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo código. Está muito bem feito e você está utilizando JavaScript puro no jogo, isso é um outro nível de abstração e mais complexo também.

O que houve aqui é que você não consumiu a biblioteca do p5.js e por isso a function preload() não carrega os áudios. Dessa forma você tem a possiibilidade de carregar os arquivos de duas maneiras:

  1. JavaScript puro
  2. Com a ajuda da biblioteca do p5.js

Recomendo fortemente que você importe e consuma a biblioteca, assim ficará bem mais fácil o processo.

A biblioteca do p5.js foi pensada para educadores, artistas e iniciantes em programação. A ideia é facilitar a escrita de código durante a elaboração da lógica e deixar o html e css "pré-prontos" para o uso. Dessa forma, se você não tiver a biblioteca na sua máquina, o interpretador não conseguirá compreender as funções pré-prontas como a draw() ou preload(). No seu caso, você pode consumir a biblioteca do p5.js e a biblioteca de sons.

Não é necessário muita coisa para rodar o p5.js em editores de código, basta você salvar os arquivos com os códigos e visualizar o projeto no seu navegador. Vou deixar um pequeno tutorial:

Download P5.js Biblioteca


  • Acesse website do P5.js .
  • Selecione o link "complete p5.js " que possui a biblioteca e o projeto de exemplo.
  • Descompacte o arquivo p5.zip .
  • O conteúdo do arquivo p5.zip :
addonsempty-examplep5.js
inclui arquivos extras que você pode usar em projetos mais avançados que lidam com som e outros tipos de mídiainclui um arquivo HTML e um arquivo Javascript que podemos adicionar código para fazer desenhos e animaçõesa biblioteca p5.js usada para fazer seu código funcionar corretamente - você nunca precisará editar este arquivo

Escrevendo no editor Sublime ou VsCode


  • Abrir Sublime Text
  • Clique em Arquivo -> Abrir (File -> Open)
  • Encontre a pasta 'empty-example' na sua pasta Downloads
  • Clique na pasta 'empty-example'
  • Clique em 'Abrir' (Open)

Para rodar seu projeto:


  • Salve seu programa e as modificações no Sublime Text (File->Save)
  • Abra um navegador da web (como Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer)
  • Clique em Arquivo-> Abrir Arquivo (File->Open File)
  • Escolha o arquivo 'index.html' dentro da pasta 'empty-example'
  • Clique em 'Abrir (Open)

Para rodar seu projeto no VsCode:


  • Você pode simplesmente adicionar uma extensão do p5.js
  • p5js live editor
  • p5.vscode
  • Após a instalação da extensão, pode abrir o arquivo html e rodar no seu navegador favorito.

Espero que as informações tenham ajudado.

Não esqueça de referenciar as bibliotecas no seu doc html

Para mais informações, você pode acessar o conteúdo desse tutorial (em inglês): https://coursescript.com/notes/interactivecomputing/gettingstarted/

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software