3
respostas

Como fazer o metodo adiciona quando se utiliza alguma linaguagem back-end e banco de dados

Por exemplo no curso existe um exemplo que ao adicionar um novo item insere um novo _template com os dados.

porém como isso funciona quando estou trabalhando com banco de dados, e utilizando alguma linguagem para fazer o insert, por exemplo, PHP, como posso garantir que os dados realmente foram inseridos.

Exemplo, faltou energia no computador do usuario e ele fica la realizando os inserts porém nao existe a conexão com banco de dados.

3 respostas

Fala ai Andrews, tudo bem? Vamos lá:

porém como isso funciona quando estou trabalhando com banco de dados, e utilizando alguma linguagem para fazer o insert, por exemplo, PHP, como posso garantir que os dados realmente foram inseridos.

Nesse caso você pode pegar os retornos que a API (back-end) vai te passar.

Caso o código da requisição seja 2xx, normalmente 201 ou 200 é sinal que a ocorreu tudo certo o processamento da requisição.

Caso seja 400 pode ser que você enviou algum dado errado ou 500 pode ter dado algum erro no servidor.

Configura a lista completa dos códigos HTTP:

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Status

Espero ter ajudado.

Saberia dizer se tem algum curso aqui da Alura que mostra isso com mais detalhes ?