Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como fazer o curso num Mac?

Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.

2 respostas

Olá Mubarak, tudo bem?

Realmente, no momento ainda não existe uma versão de SQL Server (talvez por ter um propósito mais voltado para servidores). O que posso indicar como solução são:

• Utilizar Docker com uma imagem do Ubuntu (por exemplo) e SQL Server for Linux
  • Utilizar o Sqlite ou MySql.

Utilizar o Docker pode ser um problema caso não tenha experiência com ele (eu não me arrisco muito).

Como a ideia é utilizar o Sqlite ou MySql para aprendizado, precisamos adiantar alguns tópicos. Vou mostrar os passos com o MySql:

• Primeiro de tudo, é necessário ter o ambiente configurado do MySql. Recomendo entender como funciona neste curso tem todas as informações necessárias sobre o ambiente
  • Quando pedir para inserir uma connection string no arquivo appSettings.json, pode seguir este modelo: Server=<myServerAddress>;Database=<myDataBase>;Uid=<myUsername>;Pwd=<myPassword>;
  • Instalar um pacote compatível do MySql. Via console do Packet Menager: Install-Package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql -Version 1.1.2 ou CLI do dotnet (terminal comum): dotnet add package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql --version 1.1.2
  • Por último, quando pedir para utilizar o método .UseSqlServer(), subtituir por .UseMySql()

Agora vamos a algumas explicações:

• Na connection string tem alguns argumentos entre os sinais de maior e menor (<>) estes valores devem ser substituídos pelos valores correspondentes ao servidor, banco de dados, usuário e senha
  • Escolhi o MySql da Pomelo por ser um driver da comunidade, mas tem um que é mantido pela Oracle
  • Este link é onde pode encontrar outros padrões das connection strings para vários bancos de dados, caso queira escolher algum outro