Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.
Olá Mubarak, tudo bem?
Realmente, no momento ainda não existe uma versão de SQL Server (talvez por ter um propósito mais voltado para servidores). O que posso indicar como solução são:
Utilizar o Docker pode ser um problema caso não tenha experiência com ele (eu não me arrisco muito).
Como a ideia é utilizar o Sqlite ou MySql para aprendizado, precisamos adiantar alguns tópicos. Vou mostrar os passos com o MySql:
Server=<myServerAddress>;Database=<myDataBase>;Uid=<myUsername>;Pwd=<myPassword>;Install-Package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql -Version 1.1.2 ou CLI do dotnet (terminal comum): dotnet add package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql --version 1.1.2Agora vamos a algumas explicações:
<>) estes valores devem ser substituídos pelos valores correspondentes ao servidor, banco de dados, usuário e senhaUfa, ficou grande, mas é bom detalhar os passos. No fim das contas é mais fácil que parece.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Oi Fabiano. Muito obrigado pela ajuda. Resolvi testar de tudo um pouco e achei a opção do Docker bem bacana de usar. Como o Mac não tem suporte ao Console do Package-Manager, estou usando a CLI do DotNet mesmo. O único problema é que, com as versões que baixei pelo modelo da aula, sempre tava dando problema pra encontrar os metadados do projeto. Então, refiz o projeto do zero e baixzei todos os pacotes na última versão estável. Deu certo. Agora tá funcionando redondo. Muito obrigado pelas informações que me apontaram um caminho até chegar na solução.