Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.
Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.
Olá Mubarak, tudo bem?
Realmente, no momento ainda não existe uma versão de SQL Server (talvez por ter um propósito mais voltado para servidores). O que posso indicar como solução são:
Utilizar o Docker pode ser um problema caso não tenha experiência com ele (eu não me arrisco muito).
Como a ideia é utilizar o Sqlite ou MySql para aprendizado, precisamos adiantar alguns tópicos. Vou mostrar os passos com o MySql:
Server=<myServerAddress>;Database=<myDataBase>;Uid=<myUsername>;Pwd=<myPassword>;
Install-Package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql -Version 1.1.2
ou CLI do dotnet (terminal comum): dotnet add package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql --version 1.1.2
Agora vamos a algumas explicações:
<>
) estes valores devem ser substituídos pelos valores correspondentes ao servidor, banco de dados, usuário e senhaUfa, ficou grande, mas é bom detalhar os passos. No fim das contas é mais fácil que parece.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Oi Fabiano. Muito obrigado pela ajuda. Resolvi testar de tudo um pouco e achei a opção do Docker bem bacana de usar. Como o Mac não tem suporte ao Console do Package-Manager, estou usando a CLI do DotNet mesmo. O único problema é que, com as versões que baixei pelo modelo da aula, sempre tava dando problema pra encontrar os metadados do projeto. Então, refiz o projeto do zero e baixzei todos os pacotes na última versão estável. Deu certo. Agora tá funcionando redondo. Muito obrigado pelas informações que me apontaram um caminho até chegar na solução.