Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como fazer o curso num Mac?

Sou iniciante em programação. Como faço esse curso num Mac? Porque não tem o SQL Server Express para Mac.

2 respostas

Olá Mubarak, tudo bem?

Realmente, no momento ainda não existe uma versão de SQL Server (talvez por ter um propósito mais voltado para servidores). O que posso indicar como solução são:

  • Utilizar Docker com uma imagem do Ubuntu (por exemplo) e SQL Server for Linux
  • Utilizar o Sqlite ou MySql.

Utilizar o Docker pode ser um problema caso não tenha experiência com ele (eu não me arrisco muito).

Como a ideia é utilizar o Sqlite ou MySql para aprendizado, precisamos adiantar alguns tópicos. Vou mostrar os passos com o MySql:

  • Primeiro de tudo, é necessário ter o ambiente configurado do MySql. Recomendo entender como funciona neste curso tem todas as informações necessárias sobre o ambiente
  • Quando pedir para inserir uma connection string no arquivo appSettings.json, pode seguir este modelo: Server=<myServerAddress>;Database=<myDataBase>;Uid=<myUsername>;Pwd=<myPassword>;
  • Instalar um pacote compatível do MySql. Via console do Packet Menager: Install-Package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql -Version 1.1.2 ou CLI do dotnet (terminal comum): dotnet add package Pomelo.EntityFrameworkCore.MySql --version 1.1.2
  • Por último, quando pedir para utilizar o método .UseSqlServer(), subtituir por .UseMySql()

Agora vamos a algumas explicações:

  • Na connection string tem alguns argumentos entre os sinais de maior e menor (<>) estes valores devem ser substituídos pelos valores correspondentes ao servidor, banco de dados, usuário e senha
  • Escolhi o MySql da Pomelo por ser um driver da comunidade, mas tem um que é mantido pela Oracle
  • Este link é onde pode encontrar outros padrões das connection strings para vários bancos de dados, caso queira escolher algum outro
  • Este link é a página do projeto do driver de MySql, caso queira consultar algumas informações (ou contribuir, porque não?)
  • E este outro link é a documentação do Entity onde fala sobre os outros provedores de bancos de dados, caso queira testar algum outro.

Ufa, ficou grande, mas é bom detalhar os passos. No fim das contas é mais fácil que parece.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Oi Fabiano. Muito obrigado pela ajuda. Resolvi testar de tudo um pouco e achei a opção do Docker bem bacana de usar. Como o Mac não tem suporte ao Console do Package-Manager, estou usando a CLI do DotNet mesmo. O único problema é que, com as versões que baixei pelo modelo da aula, sempre tava dando problema pra encontrar os metadados do projeto. Então, refiz o projeto do zero e baixzei todos os pacotes na última versão estável. Deu certo. Agora tá funcionando redondo. Muito obrigado pelas informações que me apontaram um caminho até chegar na solução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software