Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como fazer com que o agente consulte somente documento selecionados?

Bom dia. Tudo bem?

Estou desenvolvendo um agente virtual usando o copilot studio para responder perguntas sobre diferentes países. Como base de conhecimento estou utilizando documento em PDF para os paises que estou estudando (cada países contem mais de um documento). Estou criando uma arquitetura com os seguintes passos:

1. tópico para perguntar qual país a pessoa deseja consultar (a pessoa seleciona entre 4 opções)
  2. perguntar o que a pessoa deseja saber sobre aquele país
  3. Faz uma busca nos ducmentos (na base de conhecimento) somente do país selecionado
  4. retorna uma resposta

Nesse caso estou criando um fluxo condidional e em cada resposta generativa estou selecionando para cada país somente os documentos que o agente pode consultar.

Countudo o agente está consultado toda a base de conhecimento informada, inclusive, os documentos de outros países.
Ja tentei restringir no prompt essa ação, cotudo ele continua consultando documentos que não pertecem ao país selecionado.

O que posso fazer para corrigir isso?

1 resposta
solução!

Olá Vinícius!
Por padrão, o mecanismo de busca indexa tudo junto. O prompt pode até orientar, mas ele não filtra a busca na base: apenas instrui o modelo na hora de gerar a resposta.
Pode tentar fazer o seguinte.
1 - Criar múltiplas bases de conhecimento separadas (1 por país). Em vez de subir todos os PDFs em uma única fonte, crie uma fonte de dados por país.
No fluxo condicional do agente, selecione qual base de conhecimento será consultada com base na escolha do usuário.

2 - Usar etiquetas (metadados) nos documentos. Se a ferramenta permitir, adicione tags/labels nos documentos (ex.: pais=Brasil, pais=Franca, etc.).

Se nenhuma das opções acima for viável, dá pra reforçar no prompt: "Responda apenas com informações vindas da base de conhecimento referente ao país X. Ignore completamente qualquer outro documento." Isso não é 100% confiável — o modelo pode "vazar" de outras fontes.

Se você puder, suba cada país como uma fonte de conhecimento separada e use o fluxo condicional para escolher qual consultar. Isso elimina a confusão do modelo e te dá controle total.