3
respostas

Como faz para o codigo rodar no Visual Studio Code?

Oie alguem poderia me ajudar? Nao estou conseguindo rodar o codigo no Visual Studio Code, bem nao é que nao estou conseguindo é que nao sei como mesmo. Aviso: Eu uso Windows 10.

3 respostas

Olá Nicole, tudo bem?

Você diz fazer com que o código rode no terminal? Correto ?! Explicarei a seguir.

  • 1º Garanta que o ambiente esteja preparado, você pode seguir o passo a passo aqui.
  • 2º No VS Code, abra a pasta onde encontra-se o arquivo que está manipulando. Você pode fazer isso clicando no menu superior a esquerda em file → open folder ou se estiver em português, arquivo → abrir pasta.
  • 3º Para abrir um novo terminal, digite Ctrl + J.
  • 4º O terminal irá abrir já dentro da pasta, a partir disso você irá digitar node e o nome do arquivo. Veja o exemplo a seguir:
PS C:\Users\Bia\OneDrive\Documentos\curso-js\aula5> node primeiro_teste copy.js

A partir disso, o arquivo já estará rodando no VS Code.

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para perguntar. Bons estudos!

Oi Beatriz, tudo sim, e com vc? Bom sim eu quero com quie o codigo rode nop terminal e por algum motivo aindo nao consegui. Ele so roda a mesma coisa de antes.


Desculpa copiar e colar mais e que eu nao consigo manda foto. Esse aqui é meu codigo. v

const texto1 = "Oi";
const texto2 = 'Oi';  
const senha = "sep42007";
const stringDeNumeros = "3467";

const citacao = 'Izzy said "hi"';
console.log(citacao)

Isso é oq aconteçe quando clico enter. v

Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. All rights reserved.

Try the new cross-platform PowerShell https://aka.ms/pscore6

PS C:\Users\Luci editeira> node type-string.js
internal/modules/cjs/loader.js:892
  throw err;
  ^

Error: Cannot find module 'C:\Users\Luci editeira\type-string.js'
    at Function.Module._resolveFilename (internal/modules/cjs/loader.js:889:15)        
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:745:27)
    at Function.executeUserEntryPoint [as runMain] (internal/modules/run_main.js:76:12)
    at internal/main/run_main_module.js:17:47 {
  code: 'MODULE_NOT_FOUND',
  requireStack: []
}
PS C:\Users\Luci editeira>

Opa Nicole, obrigada pelo retorno!

Peço desculpas pela demora em responder.

Esse erro ocorre porque não está localizando o arquivo type-string.js.

O terminal está apontando direto para a pasta principal do seu sistema operacional (User), neste caso "Luci editeira" e aparentemente o arquivo não está lá.

O que precisamos fazer primeiramente é acharmos a pasta que encontra-se o arquivo, para depois chamarmos esse arquivo no terminal.

Explicarei a seguir como faremos isso!

Parte 1


Dentro do VS Code, no arquivo type-string.js, pressione as teclas Shift + Alt + R.

Parte 2


Após soltar as teclas, o explorador de arquivos irá abrir na localização da pasta do arquivo. Veja no exemplo abaixo:

A imagem contém um print mostrando a pasta teste-alura no gerenciador de arquivos com o arquivo teste.js

Na imagem, podemos visualizar o arquivo "teste.js" que encontra-se dentro da pasta teste-alura.

Parte 3


Vá até a pasta identificada, clique com o botão direito e em seguida em Abrir com Code, assim:

a imagem mostra o resultado da janela que abre após clicar com o botão direito na pasta e sinaliza para clicar no botão "abrir com o Code"

Parte 4


A partir disso, a pasta já estará aberta no VS Code e já podemos setar o arquivo no terminal!

  1. Para abrir um novo terminal, digite Ctrl + J.
  2. Digite node + nome do arquivo.

E esse é o resultado esperado:

a imagem mostra o terminal aberto com o comando node teste.js e a resposta indicando que o terminal está rodando dentro do arquivo

Aguardo para saber se solucionou, abraços!