Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

como faço pra salvar a textura que criei pra usar na Unity?

adicionei uma textura em um objeto e mudei algumas coisas nela pelo blender, mas não sei como salvar a textura pra poder usar depois na Unity, quando salvei o objeto a textura não veio junto

8 respostas

Olá Vitor, tudo bem?

Você pode exportar no formato .FBX ou .OBJ, caso seja um objeto simples e não possui nenhuma animação, pode exportar formato .OBJ

Fico no aguardo se conseguiu.

Abs

-Daniel da Costa

www.facebook.com/dacosta3d

www.facebook.com/dacosta.3d

O problema é que não sei como exportar a textura, quando vou em exportar o blender não me da a opção de exportar textura, a textura que quero salvar é a de uma imagem que botem no blender pra usar como textura, tentei usar o .FBX ou .OBJ, mas a unica textura que salvou foi que eu mesmo fiz no blender, usando as ferramentas de pintura dele, quero salvar apenas o material pra depois jogar no objeto na Unity.

poxa, porque vocês não fizeram o curso até a parte da texturização? essa é uma parte muito importante, tava muito animado pra criar meu primeiro jogo, cheio de detalhes e tal, mas assim não da,

sou desempregado e consegui uma grana pra pagar a Alura, criar um jogo seria talvez uma forma de ganhar uma renda media e me divertir fazendo isso, mas fica difícil quando não ensinam tudo que é necessário,

fui até em um curso de texturas, mas lá também não ensinaram a exportar as texturas ou os materiais pra poder usar em outros programas, como na Unity, e em outros objetos, me da uma luz por favor

Olá Victor, tudo bem?

Entendo, este primeiro do blender foi para pessoas terem o primeiro contato com a ferramenta.

Estamos em andamento com serie de cursos do blender onde vamos ver as etapas de modelagem/mapeamento uv/textura onde utilizaremos as texturas no MARMOSET TOOLBAG que é um renderizador real-time utilizado para previews antes de inserir direto na UNREAL ou Unity.

Enquanto aguarda, temos o curso de maya onde temos esse processo de entender a modelagem/uv/textura

Onde os primeiros cursos compreendemos as ferramentas do maya e nos próximos desenvolvemos nosso bastão zumbi!

Caso queira confnerir começa pela carreira:

https://www.alura.com.br/carreira-maya

Depois o curso de modelagem para produção e UV, o de textura já esta pronto saindo do forno.

Primeiro :

https://www.alura.com.br/curso-online-maya-modelagem-producao

Segundo :

https://www.alura.com.br/curso-online-maya-uv-mapping

Lembrando que nós artistas 3D precisamos ter um leque de softwares, sempre trabalhamos com mais de um.

Qualquer dúvida fico a disposição,

Grande abraço,

3D na veia!

-Daniel da Costa

www.facebook.com/dacosta3d

www.facebook.com/dacosta.3d

Muito obrigado Daniel, vou olhar, mas antes poder me tirar uma dúvida? eu suavizei um objeto e quando botei uma textura nele a textura ficou extremamente embaçada, na verdade só apareceu a cor marrom dela

LINK PRA IMAGEM:

https://drive.google.com/file/d/1WkIVtQxl9shgzEJNawLcq-s5-CbBcEFl/view?usp=sharing

Que estranho Victor,

Tá com mapeamento UV específico ou padrão do modelo mesmo??

Você suavizou na Unity?

Talvez as coordenadas da UV devem ter se alterado, tem de setar algo no objeto na Unity ou algum bug.

Fico no aguardo,

  • Daniel da Costa

então, o objeto criei no blender, a textura é uma imagem que editei no photoshop, só que as outras texturas funcionam bem nos outros objetos que são retângulos, é só nesse cilindro com curvas que ficou assim

Olá Victor,

Experimentou criar outro cilindro e testar?

-Daniel da Costa

solução!

no blender eu até consigo aplicar a textura, quando teclo F12 e renderiza a imagem, aparece a textura, mas quando salvo o objeto a textura não salva juntos, inclusive quando fecho o blender e abro de novo com o projeto que salvei, a textura não ta lá não sei porque, o blender que uso é o atualizado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software