Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Como faço pra deixar um recado final?

Eu queria que um alert fosse executado penas quando o usuário excede as 3 tentativas. Como faço isso?

<meta charset="UTF-8">
<script>


    var loginCadastrado = "alura";
    var senhaCadastrada = "alura321";

    var maximoTentativas = 3;
    var tentativaAtual = 1;

    while(tentativaAtual <= maximoTentativas) {

        var loginInformado = prompt("Informe seu login");
        var senhaInformada = prompt("Informe sua senha");

        if(loginCadastrado == loginInformado && senhaCadastrada == senhaInformada) {

            alert("Bem vindo ao sistema, " + loginInformado);

            tentativaAtual = maximoTentativas; // acertou, então faço o gasto de todas as tentativas para sair do loop.
        } else {

            alert("Login inválido. Tente novamente");
        } 

        // vai para a próxima tentativa 
        tentativaAtual = tentativaAtual + 1;

    }



</script>
7 respostas

Olá amigo, mostra seu código. Fica mais fácil de ajudar.

Blz, vou editar lá

solução!

Olál, tudo bem?

Seria isso que vc pensou? No caso só mexi no bloco do else.

else {
          alert("Login inválido. Tente novamente");
          if (tentativaAtual === 3) {
            alert("Usuário bloqueado...");
          }
        }

Foi exatamente isso, vlw. Mas por que usa "===" e não só "==" ?

Que bom, irmão \0/.

Vms lá...

Quando usamos apenas == é pq só estamos preocupados com o valor ou seja, 3 == "3" seria true; Já no caso === queremos ter certeza que o valor e o tipo são iguais, 3 === "3" seria false. Pq o tipo do primeiro 3 é um número e o segundo é uma string de valor "3".

Nesse caso que eu fiz e te mostrei, seria indiferente usar == ou ===. Em outros cursos que eu fiz, sempre indicaram forçar o valor e tipo, então meio que já tenho esse costume rsrs.

Ah saquei, vlws :)

Tmj, irmão ;)