1
resposta

Como faço para ter uma equipe mais focada?

Olá,

Noto que dentro da minha equipe há pessoas com mais de uma habilidade/aptidão para algumas atividades, o que torna um pouco difícil para divisão de tarefas. Percebo também que mesmo quando eu atribuo algo há alguém o outro acabando se envolvendo em uma entrega que não envolve o trabalho dele, como devo estabelecer estes limites?

1 resposta

Olá, Alice!

Entendo a sua preocupação em ter uma equipe mais focada e eficiente. Lidar com pessoas que possuem habilidades e aptidões diversas pode realmente dificultar a divisão de tarefas e estabelecimento de limites.

Uma estratégia que você pode adotar é realizar uma reunião com a equipe para discutir as responsabilidades de cada membro e definir claramente quais são as atividades que cada um deve se dedicar. Nesse momento, é importante levar em consideração as habilidades individuais de cada um, para que cada pessoa possa contribuir da melhor forma possível.

Além disso, é fundamental estabelecer uma comunicação clara e aberta com a equipe. Explique a importância de cada um se concentrar em suas próprias tarefas e como isso impacta no resultado final do trabalho. Mostre exemplos práticos de situações em que a falta de foco prejudicou o desempenho do time.

Outra dica é incentivar a autonomia e a responsabilidade individual. Ao delegar uma tarefa, deixe claro que é responsabilidade daquela pessoa executá-la e que ela não deve interferir nas atividades dos outros membros da equipe, a menos que haja uma necessidade real de colaboração.

Lembre-se também de estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos membros da equipe. Às vezes, a falta de foco pode estar relacionada a dificuldades específicas que podem ser resolvidas com orientação e apoio.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a ter uma equipe mais focada e produtiva. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software