Como posso adptar ummetodo na listagem que eu possa inserir um cep e me retornar todo endereço ou colocar um e-mail e retornar o nome do cliente.
Como posso adptar ummetodo na listagem que eu possa inserir um cep e me retornar todo endereço ou colocar um e-mail e retornar o nome do cliente.
Olá, Adriano! Como vai?
Para realizar a busca do endereço completo utilizando o CEP como parâmetro na listagem, você pode utilizar uma API de consulta de CEPs, como a ViaCEP, por exemplo. Com essa API, você pode fazer uma requisição HTTP passando o CEP como parâmetro e receber os dados do endereço em formato JSON.
Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso em Java utilizando a biblioteca java.net.HttpURLConnection
:
import java.io.BufferedReader;
import java.io.IOException;
import java.io.InputStreamReader;
import java.net.HttpURLConnection;
import java.net.URL;
public class ConsultaCEP {
public static void main(String[] args) {
String cep = "12345678"; // Substitua pelo CEP desejado
try {
URL url = new URL("https://viacep.com.br/ws/" + cep + "/json/");
HttpURLConnection connection = (HttpURLConnection) url.openConnection();
connection.setRequestMethod("GET");
BufferedReader reader = new BufferedReader(new InputStreamReader(connection.getInputStream()));
StringBuilder response = new StringBuilder();
String line;
while ((line = reader.readLine()) != null) {
response.append(line);
}
reader.close();
connection.disconnect();
System.out.println(response.toString());
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
}
}
Nesse exemplo, o CEP é definido na variável cep
e a URL da API é formada concatenando o CEP na URL base da ViaCEP. Em seguida, fazemos uma requisição GET para essa URL e recebemos a resposta em formato JSON. Por fim, exibimos a resposta no console.
Você pode adaptar esse exemplo para a sua listagem, onde o CEP será passado como parâmetro. Lembre-se de tratar os erros e ajustar o código de acordo com a sua necessidade.
Espero ter ajudado e bons estudos!