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Como faço a distinção entre H0 e H1?

"Quando o problema nos pergunta se podemos acreditar na afirmação do fabricante, está nos indicando o que devemos testar, ou seja, a nossa hipótese alternativa (H1), que no caso é" - Enunciado do problema

Minha pergunta: Porque a afirmação do fabricante é H1 e não H0?

Ou seja, eu não consegui entender a lógica de COMO eu defino H0 e H1.

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solução!

Olá, Igor, tudo bem?

Para explicar um pouco mais sobre essa lógica de como definir a hipótese nula (H0) e a hipótese alternativa (H1) em nossos testes, vamos fazer uma analogia de julgamento em um tribunal, semelhante a um exemplo presente no Wikipédia.

Se levarmos em conta que um réu é inocente até que se prove o contrário, quando houver provas suficientes ele será condenado. Para tal, o promotor é responsável em tentar provar a culpa do réu. Nesse caso, do ponto de vista do nosso promotor qual seria a nossa hipotése nula?

Como no início do julgamento as provas ainda não são suficientes a nossa hipótese nula é que o H0 = réu não é culpadoassim, o promotor age para refutar essa hipótese trazendo em suas provas a hipótese alternativa H1 = reu é culpado.

Traçando um paralelo com o crescimento do cabelo a hipótese nula é o que queremos refutar, ou seja, H0 = o cabelo não cresce acima de 2 cm e a nossa hipótese alternativa é o que os promotores do produto querem comprovar que seria H1= o cabelo cresce acima de 2 cm.

Assim como num julgamento em que não podemos comprovar 100% a inocência ou a culpa de um réu, mas pautar-se no julgamento do júri como um todo, na probabilidade tecemos as hipóteses prováveis de se ocorrer, sendo essas hipóteses complementares.

A hipótese nula está em um contexto de igualdade H0: μ = 2 ou contendo o valor de referência H0: μ ≤ 2 ou H0: μ ≥ 2. Já a hipótese alternativa está em um contexto de desigualdade H1: μ ≠ 2 ou não contendo o valor de referência H1: μ > 2 ou H1: μ < 2.

O caso de exemplo satisfaz essas condições, com a hipótese nula sendo H0: μ1 - μ2 ≤ 2 e a hipótese alternativa sendo H1: μ1 - μ2 > 2. Ou seja, havia um motivo para acreditar que a diferença entre as médias era maior do que 2, e isso seria obtido rejeitando a hipótese de que a diferença entre as médias não é maior que 2.

Espero que tenha ajudado a compreender esse conceito, mas qualquer dúvida é só chamar!

Abraços e bons estudos!