2
respostas

Como explicar o que faço para uma pessoa dentro dos padrões?

Como não tenho foto de perfil (por enquanto), fica um tanto quanto difícil imaginar o meu físico, mas... enfim minha aparência é de guitarrista de banda de rock, toco sim guitarra, maaaaaaaaaaas.... vendo produtos de saúde, beleza e bem estar. Como fazer uma pessoa entender que, apesar de ser barbudo, cabeludo e tatuado, eu vendo e uso produtos de beleza? Mas Luuiiiiss, você usa? Sim, uso. Além de gostar de me cuidar, quero saber a sensação que é usar o produto para tanto saber se eu gosto dele e como as pessoas vão se sentir ao usá-lo. Em resumo, sou praticamente um Mel Gibson no filme "Do que as mulheres gostam" na cena em que ele usa os produtos para fazer propaganda deles.

2 respostas

Tá aí um questionamento interessante, Luis.

Os estereótipos estão enraizados na sociedade e cultura de um povo, e muitas vezes no dia a dia nos deparamos com isso.

Não é necessariamente nem bom nem ruim, são só modelos que as pessoas utilizam pra identificar o que observam tendo o mínimo conhecimento possível sobre aquele objeto ou situação.

Nós humanos recorremos frequentemente à dicas visuais, seja pra identificar um banco na praça que podemos sentar, ou que a faixa de pedestre é um lugar seguro para se atravessar. Geralmente os modelos são limitados. Se uma pessoa desconhece seu perfil como pessoa, pode ser que arbitre opiniões sobre a roupa que veste, tatuagens, postura, etc.

Mas será que é preciso virar o Ken Humano pra passar credibilidade? Talvez não, jovem gafanhoto. Do mesmo jeito que é possível que uma seja urologista ou um homem obstetra.

O importante é a sua expertise no assunto. Venda esse lado seu.

Forma e conteúdo andando de mãos dadas faz um impacto maior. É natural que parte da sua forma significa ter uma barba e isso é parte da sua identificação visual, mesmo que dentro da sua tribo.

Se você mantém um visual limpo, mesmo com barba, cabelos longos e tatuagem, e ainda sim identificar olhares desconfortáveis vindos dos clientes, aja com naturalidade. Mostra a química diferenciada de um produto, ou os efeitos em antes e depois de outro produto. Guia a atenção do cliente para onde ela deve estar.

Estar confortável e passar segurança numa situação de negócios é um ponto chave pra concretizar a venda.

Sim, é por isso mesmo que uso o estereótipo de metaleiro: para me dar credibilidade. Para um metaleiro usar os produtos e gostar deles, significa que são muito bons (ao ponto de ultrapassar as barreiras da estereotipia). Não acho ruim que me olhem torto por estar fazendo isso, inclusive gosto, pois causa um questionamento (e curiosidade) na cabeça da pessoa, dando mais possibilidade de vendas.