Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como exibir "<br>" como string?

Bom dia pra todo mundo!

Eu estou com uma certa dúvida quanto a essa tag < br > dentro do string. Vi em outros dois posts a explicação da Laís e do Diego, falando que tudo o que aparece entre aspas dentro do comando document.write( ) é interpretado como HTML, e não necessariamente como texto, por exemplo no caso da tag < br >. Sendo assim, duas perguntas:

• Como eu faria pra exibir o texto < br > em vez de uma quebra de linha (sinal de menor - B - R - sinal de maior)?
  • Se tudo o que está dentro das aspas é entendido como HTML, por que o programa não calculou as operações numéricas dentro das aspas, mas exibiu os valores na forma de texto? Tem a ver com o fato de o HTML ser estático e não fazer operações?

Muito obrigado e um abraço!

2 respostas
solução!

Olá Lenon, tudo bem com você?

Então para escrever o texto <br> na tela seria necessário utilizar outras formas que não é o document.write() mais para frente no curso você irá aprender a selecionar elementos html e conseguir escrever neles, ai terão formas de conseguir escrever tags sem que o conteúdo seja interpretado como html

Uma alternativa, um pouco estranha é combinar as chamadas entidades html que são conjunto de carácteres específicos que são traduzidos como um único carácter, no caso temos:

• &lt que é traduzido como "<"
  • &gt que é traduzido como ">"

Então digitando: document.write("&ltbr&gt" + "Olá" + "&ltbr&gt") teremos a tag "<br>" traduzida para o html

Em relação a segunda pergunta tem haver como o javascript irá processar o valor dentro da função document.write() antes de passar ela para o html, tudo dentro de aspas para o javascript é um texto, então quando digitamos números ele não irá tentar processar operações matemáticas

Agora veja que quando utilizamos o parenteses: document.write("Minha idade é" + (10+20) + " anos"); é realizado a operação, mas tem uma razão para isso:

• O javascript prioriza os parenteses e faz a operação
  • Depois ele observa que temos um texto: "minha idade é" e vê que a operação de + será utilizada como concatenção
  • Ele transforma tudo em um único texto "Minha idade é 30 anos"
  • Passa isso para a função document.write que irá escrever isso no html

Caso fosse document.write("Minha idade é " + 10 + 20 + " anos"); o processo seria diferente

• O javascript iria ver que temos um texto e o sinal de + seria utilizado para concatentar
  • Ele iria interpretar 10 como texto e em seguida o 20 também
  • Iria transformar em um único texto "Minha idade é 1020 anos"
  • Passa a frase para document.write escrever no html

Compreendeu? Qualquer coisa estou a disposição!

Abraços!

Oi, Geovani!

Entendi sim. Muito obrigado pela explicação detalhada!

Um abraço.