Fiz o codigo salvando o arquivo no vs code com a extensão .js mas nao sei como executar ele no html como no exercicio Ola Mundo. O que eu tenho que fazer?
Fiz o codigo salvando o arquivo no vs code com a extensão .js mas nao sei como executar ele no html como no exercicio Ola Mundo. O que eu tenho que fazer?
Oi Daiane! Tudo bem?
No exercício "Olá, mundo", foi usado o alert
para exibir o texto na tela:
alert('Olá mundo');
Você pode usar essa forma para resolver a atividade. Pode checar o gabarito para observar que os instrutores realizaram essa atividade assim e tomar como exemplo.
Caso tenha mais dúvidas, conte com o apoio do fórum!
Espero ter ajudado. Um abraço e bons estudos!
eu usei o alert, mas a pagina html nao apareceu, no ola mundo ela ja estava no projeto, nao precisei criar ela.
Oi Daiane!
Ah sim, você está usando um novo arquivo e por isso não está funcionando. Para executar um código JavaScript em um arquivo HTML, você precisa incluir o seu arquivo .js
dentro do HTML. Vou te mostrar como fazer isso:
Suponha que você tenha um arquivo chamado script.js
com o seguinte conteúdo:
alert("Olá Mundo!");
Para executar esse código no seu HTML, você precisará incluir o seu script JavaScript nele. Por exemplo:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Meu Primeiro Script</title>
</head>
<body>
<h1>Olá Mundo!</h1>
<script src="script.js"></script>
</body>
</html>
Neste exemplo, o arquivo script.js
é incluído no final do corpo (<body>
) do HTML usando a tag <script>
. O atributo src
da tag <script>
é usado para especificar o caminho do arquivo JavaScript que você quer executar.
Depois de criar o arquivo HTML e o arquivo JavaScript, você pode abrir o arquivo HTML no seu navegador. Quando você fizer isso, o navegador irá executar o código JavaScript e você verá o alerta "Olá Mundo!" na tela.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum em sua jornada :)
Bons estudos!