3
respostas

Como executar diretamente no Eclipse o servidor do TOMCAT

Todas as vezes que se faz alguma alteração é necessário gerar um novo war, parar o servidor, subtituir e subir novamente, não seria possível executar diretamente no Eclipse? Tentei criar um servidor local, mas tive alguns problemas com o TOMCAT interno no Eclipse.

3 respostas

Olá Alex, boa tarde meu amigo. Para usar o Tomcat no Eclipse, siga esse passo-a-passo:

  1. Faça download do Tomcat no site da Apache: http://tomcat.apache.org/download-70.cgi. Eu prefiro baixar a versão em zip, mas fica a seu critério.

  2. Descompacte o conteúdo do zip baixado, vai gerar uma pasta assim: apache-tomcat-7.0.75 (dependendo da versão baixada).

  3. No Eclipse, vá em Window -> Preferences -> Server -> Runtime Environments. Clique em Add, informe o adapter que será usado (no caso deste exemplo, Apache Tomcat v7.0), e então informe a pasta que você extraiu no item 2. Clique em Finish.

  4. Abra a view Servers, indo em Window -> Show View -> Servers.

  5. Dentro desta view, use o wizard para criar um novo server. Selecione que será um Tomcat v7.0 Server, o nome default será localhost, e já deve vir selecionado em Server Runtime Environment o que criamos no item 3, caso não venha basta selecionar. De um Next, e um Finish.

Pronto, o Tomcat está instalado e configurado no Eclipse, porém ainda não tem nenhum projeto associado a ele, para tal, basta na view Servers clicar com o botão direito do mouse no Tomcat, e clicar em Add and Remove, adicione o projeto da esquerda para a direita e finalize.

Clicar com o botão direito do mouse e dar um Clean, é a mesma coisa que limpar o diretório de deploy do Tomcat e gerar um novo .war lá. Então dê Clean, e um Start para subir. Por padrão, a sua aplicação deverá estar disponível em localhost:8080/contextoDaSuaAplicacao.

Obs.: Como você já tem este outro Tomcat rodando, provavelmente ele está usando a porta 8080 já, então antes de tentar subir o Tomcat via Eclipse, certifique-se que o outro Tomcat está parado (ou exclua ele, ou mude a configuração da porta usada em um deles, alterando sua URL de acesso é claro: localhost:"porta"/contextoDaSuaAplicacao

Testa aí e conta para nós depois se deu certo.

Obrigado pelo comentário, porém isto eu já havia feito, esqueci de mencionar que estou usando o Debian, e tive alguns problemas para a execução, alguns de permissão, outros de jar, enfim, encontrei algumas soluções na Web, como apagar alguns arquivos da pasta .metadata do Eclipse e funcionou em partes, pois inicialmente nem permitia seguir com a criação de um novo server. O problema é que apagar arquivos da pasta .metadata me pareceu muito estranho, por isso queria saber se há mesmo um bug no eclipse ou no tomcat, pelo menos em SO linux.

Ah entendi, infelizmente nunca utilizei o ambiente de dev no Unix/Linux, não estou familiarizado com o que pode dar de problema neles.