Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como eu uso o Google Cloud Engine em 2020?

Boa noite. No decorrer da video aula, o instrutor em questão tem acesso a uma GUI referente a utilização para 'exportar' um projeto para o Google Cloud. Na aula, pareceu tão simples realizar a tarefa, contudo na minha realidade não está sendo assim.. Ao instalar por meio do endereço informado, não veio a GUI em questão para uso... Pelo que vasculhei, acredito eu que ela não exista mais e todos os comandos devem ser feitos via linha de comando... Estou batendo cabeça e até agora não consegui rodar minha aplicação na nuvem! Me ajudem por favor. Preciso de um passo a passo de como agora é feito um deploy de um projeto para o Google Cloud Platform, pois sei que da forma como foi ensinada no vídeo ñ é mas condizente. =/

2 respostas
solução!

Bom colegas de classe... Segue a dica de como consegui rodar meu projeto na nuvem depois de fortes emoções na frente do computador:

1) deixe comentado no arquivo app.yaml as seguintes propriedades (application e version): `

#application: performance-projeto

#version: web `

2) Use o link que o professor disponibilizou p/ download... Ao carregar a página a qual você foi redirecionado, clique em Download and Install... No meu caso, sou usuário Windows, selecionei o sistema operacional e cliquei em Download the Cloud SDK installer. (É um . exe que realizará a instalação).

3) O professor deixou um link após o video na atividade 6 mão na massa: deploy no App Engine com o título Dashboard. Clique e você será redirecionado ao console do GoogleCloud. Eu já possuo conta do google e estava com a sessão aberta(qqr coisa, faça o login p/ entrar). Na 1ª vez que você acessa a plataforma, o Google te dá boas vindas, pede p/ você selecionar seu país e ler/concordar com os termos de serviço.

4) Após ler e aceitar estes termos, você tem acesso ao Painel do AppEngine. Terá em destaque um botão para você criar seu 1º projeto, clique nele! A idéia de preenchimento é idêntica ao que foi mostrada na aula, você preenche o nome do projeto e bem abaixo do campo o Google vai gerando um id do projeto automaticamente(mas claro você pode editar). Preenchido, clique em Criar

5) Blz. Você já criou um projeto na nuvem e é ele que vamos utilizar para subir o nosso que é local. MAS ai que vem o ponto central de que eu não entendia... Para você realizar um deploy de uma aplicação, agora é necessário que você defina um faturamento para utilizar certas funcionalidades do Google Cloud. Certamente, uma mensagem de avaliação gratuita surge p/ você no topo quando acessa a plataforma. Clique em ativar (você será redirecionado p/ 2 passos a qual terá que informar dados de um cartão de credito) Bem, eu fico tranquilo pois o Google te garante que vc só sera cobrado caso ative o faturamento automático. P/ desencargo de consciencia, leia o termo, é bem transparente.[Se vc ñ fizer este passo, do meu ponto de vista vc ñ consegue deploy]

6) Cartão de Credito cadastrado e creditos concedidos, agora vamos a outro detalhe importante: vincular o faturamento ao nosso projeto! Sem isso, quando eu tentei realizar o deploy via cmd(Cloud Tools for PowerShell), dar erro de não autorizado! Para realizar esta operação, clique no menu lateral esquerdo(hamburger) -> Faturamento. Se o projeto ñ estiver atrelado a uma conta de faturamento, vc logo recebe um aviso "Este projeto não tem uma conta de faturamento". Clique em Vincular a conta de faturamento.". PRONTO! 1 ponto importante vc finalizou!

7) Por fim, lembra que instalamos algo do Google Cloud Platform né? =D.. Nele vem dois shell's para utilizar. Eu escolhi o Cloud Tools for PowerShell. Execute o seguinte comando gcloud projects describe ID-DO-TEU-PROJETO (Opcional: apenas p/ você ver se ele enxerga o projeto que criartes lá no navegador e c/ isso começar a empolgar teu coração)

8) Execute gcloud app create -project=ID-DO-TEU-PROJETO. Ex: gcloud app create -project=performance-projetoweb . Após isto, ele irá pedir que vc escolha a região a qual sua aplicação WEB estará alocada! informe c/ o numero correspondente ao que a lista te oferece. Feito isso...

9) Execute gcloud app deploy CAMINHO-DA-TUA-APLICACAO-NO-PC Ex: gcloud app deploy C:Users/eu/Dropbox/curso/projeto/dist. [Entendeu?. aqui vc informa o caminho a qual ele irá de encontro aquele arquivo app.yaml]. Feito isto, ele listará algumas infos p/ vc, dentre estes, o app.yaml encontrado. Você deve informar Y para continuar! Dai é só aguardar =)

10) Execute gcloud app browse e veja seu projeto na nuvem!

E foi assim que consegui! Bons estudos a todos =)

Fala ai Adailton, tudo bem? Parabéns por ter resolvido seu problema, fico feliz por isso.

Sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software