Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como eu sei qual arquivo é compatível com o meu pc?

Eu confesso que tenho um certo gargalo ainda, pra compreender essas nomeações nos arquivos. Não encontrei qual arquivo é compatível com o meu pc. Ele é um i3 x86_64 (Ubuntu). Alguém poderia me ajudar? Me sinto meio envergonhada de pedir ajuda por isso, massss....... Queria entender a que se refere kfreebsd-amd64, ou armhf, ou armel etc. Se alguém tiver um link que fale sobre isso, seria muito bacana. Obrigada =)

3 respostas
solução!

Olá Isabella, tudo bem?

Esse padrão de nomenclatura para arquivos de instalação de pacotes está ligado a arquitetura do processador da sua máquina, o assunto não é muito trivial mesmo e é comum gerar dúvidas. Em suma, seu computador tem um processador do padrão intel x86 de 64 bits ... isso significa que ele tem a capacidade de emular a geração anterior de 32bits (grosso modo seria como dizer que um playstation 5 tem a capacidade de rodar jogos do playstation4 mas o contrário não é possível ... rodar no ps4 jogo do ps5).

Arquitetura arm é bastante diversa, é o padrão no Raspberry pi por exemplo, smartphones usam bastante esse padrão e os recentes chips M1 da Apple ...

No contexto do Linux, para simplificar os pacotes que compilam para seu sistema Ubuntu (arquivos .deb) com a referência amd64 são adequados para instalação com comando dpkg.

O Fábio Akita tem alguns vídeos interessantes sobre a questão de arquitetura https://www.youtube.com/watch?v=G4MvFT8TGII https://www.youtube.com/watch?v=kz3649U2sJY https://www.youtube.com/watch?v=JEp7ozWqIps

O assundo vai ficando mais hardcore a medida que se aprofunda, tem várias referências nos links desses vídeos caso você queira dar uma olhada.

Um abraço e bons estudos.

Olá quando você diz: "Eu confesso que tenho um certo gargalo ainda, pra compreender essas nomeações nos arquivos. Não encontrei qual arquivo é compatível com o meu pc. Ele é um i3 x86_64 (Ubuntu)." Esta falando de pacotes de instalação? Se sim, como o ubuntu é derivado do debian qualquer pacotes .deb teoricamente eh compatível dês que tenha as dependência satisfeitas ou seja requisitos instalados. E quando tu fala de PC hardware tá falando de arquitetura, seu processador suporta tanto X86 quando x64, ai tu pode escolher entre instalar um SO(sistema operacional) x64 ou x86. E sobre o kfreebsd-amd64, kfreebsd é um kernel assim como linus eh um kernel, e amd64 é a arquitetura assim arm e x86 são arquiteturas.

Mas creio que para você nesse momento eh se concentrar nas perguntas e não nas respostas. Mas que perguntas? As perguntas que você fará para você mesmo para seguir na trilha.

Qualquer coisa estou a disposição.

JT, sua resposta foi muito esclarecedora! E foi bacana você dizer " o assunto não é muito trivial mesmo e é comum gerar dúvidas"... Me senti encorajada de alguma forma, a não deixar minhas dúvidas guardadas por vergonha! =)

Retomei meus estudos ao curso de Hardware, acho que talvez ajude também. Gostei bastante do vídeo "O Computador de Turing e Von Neumann "! Ainda estou para assistir o segundo. Mas já estou seguindo o Fabio, gostei. Enfim, obrigada pela resposta, era o que eu precisava. Forte abraço!

Daniel, acho que minha dúvida reside mais na parte da arquitetura então. Foi bom você ter ido destrinchando esses tópicos, porque me dei conta que minhas dúvidas são bem mais abaixo do que eu pensava. A nomenclatura dos pacotes não é à toa, claro, e o meu ponto central é, para que especificam elas? E o que eu sei que elas especificam para o meu computador. .deb, o professor explicou na aula, foi ótimo. Os demais eu consegui compreender agora com as explicações do JT e a sua. Muito obrigada pela ajuda de ambos. Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software