1
resposta

Como eu sei o que tirar ou colocar?

Que tipo de critérios eu posso usar, para que eu saiba que fruto tirar, como tirar e qual deixar? Entendi que é importante ir direto ao ponto, mas como sei que não to cortando demais e falando de menos?

1 resposta

Olá, Beatriz! Tudo bem?

Uma das dicas que a aula de Storytelling: visão de negócios e desenvolvimento pessoal nos dá é evitar o excesso de informação. Quando colocamos muitas informações, as pessoas podem ficar perdidas e desinteressadas. Portanto, é fundamental ter foco no que é realmente importante ser dito.

Um exemplo prático disso é quando alguém começa a contar uma história e acaba se perdendo em informações irrelevantes, fazendo com que a audiência pare de prestar atenção. Portanto, é importante selecionar apenas as informações necessárias para transmitir a mensagem principal da sua história.

Outra dica é utilizar a metáfora da árvore. Assim como uma árvore não precisa ter muitos frutos para ser reconhecida como uma árvore, sua história não precisa ter excesso de elementos para ser compreendida. Elimine tudo o que não é necessário para definir a sua história e foque nos elementos das seis etapas que você já aprendeu.

Portanto, para saber o que tirar ou colocar em sua história, você pode utilizar como critérios: evitar o excesso de informação, manter o foco no que é realmente importante e utilizar apenas os elementos necessários para transmitir sua mensagem.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software