1
resposta

Como eu posso trabalhar o DS como no-code?

Professor, Como utilizar o DS com no-code? Alguma ideia ou algum artigo para ler?

Atenciosamente,

1 resposta

Oi Priscila, tudo beleza?

Então, um Design System no-code é algo um pouco mais difícil de se aplicar, e te explico o porquê disso:

Quando estamos criando um design system, muitas vezes a gente tem que pensar pra quais plataformas o produto será desenvolvido. No caso do Material Design da Google, por exemplo, eles criaram um design system que atendesse a dispositivos Android, Web, e posteriormente o iOS, até porquê os apps seguindo as diretrizes do Material precisar se adaptar a um sistema operacional que não é moldado por eles.

Cada um desses sistemas tem uma linguagem de programação própria, e por isso exige ter os mesmos elementos, mais escritos em códigos diferentes para que o OS identifique corretamente. Além disso, um design system feito no código permite que programadores analisem se algo está com problemas/bugs, e fazer os reparos em cima disso.

Mas o no-code vem evoluindo bastante, como vc já deve saber. A princípio, acredito que não existe uma ferramenta no-code pra criar produtos que permite desenvolver um guia de estilo que será consumido por vários produtos depois, e cá entre nós, é uma ótima ideia isso hehehe. Apesar das coisas que citei, não significa que não daria certo. Acho que é algo super válido, e que cedo ou tarde vai acabar sendo aplicado, e quando isso acontecer, volta aqui na Alura que com certeza a gente vai trazer isso pra cá hehehe

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software