1
resposta

Como eu mudei um hábito usando o Smart sem saber disso

Há anos atrás eu era uma formiga, tudo meu era muito doce e eu resolvi que isso tinha que acabar porque a ideia de ficar diabética era horrenda (não tinha nenhum indicativo de que eu estava indo por esse caminho mas fiquei com medo). Eu decidi que começaria reeducando meu paladar aos poucos, diminuindo o quanto de açúcar eu colocava nas minhas bebidas mais usadas, como suco de frutas, café com leite ou chás (quentes e frios). Eu não comecei diminuindo tudo de uma vez porque intuí que isso faria com que eu desistisse, era muito radical. Então eu diminuí, digamos 25% no início com os chás e sucos e 50% no café com leite, sendo que nele eu aumentei a quantidade de leite (que é um alimento adocicado) e diminuí a de café na mistura. Em 6 meses, quando eu me senti confortável, eu consegui reduzir novamente 25% dos chás e sucos e zerei o acúcar no café com leite. Nesse momento eu já não tolerava muitos alimentos industrializados, como chocolates, porque eles são extremamente doces e o sabor de açúcar me incomodava demais. Eu esqueci de mencionar, tenho horror a adoçantes, eles causam um retrogosto amargo, então isso nunca foi uma alternativa. Além do mais eu queria me reeducar e não diminuir a ingesta de calorias. Porém eu conheci o açúcar light, que é uma mistura de sucralose e açúcar, que descobri ser tolerável. Em um ano eu consegui cortar totalmente o açúcar de todas as bebidas que preparo só para mim (moro com mais pessoas) e cortar o consumo de diversos doces que não tinham sabor além do açúcar de cana. Hoje eu faço sucos e chás frios (porque compartilho com outras pessoas) com pouquíssimo açúcar e escolhi manter dessa forma para não prejudicar minha alimentação: se eu zerar o doce de bebidas (eu já fiz isso) eu não consigo comer gelatinas, bolos ou beber refrigerante, especialmente o que é feito na rua, e esse nunca foi meu objetivo, eu quero seguir comendo porcarias também, só que em menores quantidades. Eu já tentei mudar outros hábitos, fui bem sucedida e fracassei, então não se forcem, façam aos poucos, passinho a passinho, devagar e sempre. Dá certo, é possível! Mas dá trabalho e leva tempo.

E é isso, esse foi meu TED Talks. hehe

1 resposta

Olá Maria, tudo bem ?

Agradecemos muito por você compartilhar sua experiência conosco, fico feliz que você conseguiu aos poucos ir diminuindo o açucar, e lendo aqui o seu relato eu fiquei simplesmente impressionada como você conseguiu lidar com isso, parabéns.

Desejo que você tenha um excelente estudos e qualquer dúvida sinta-se a vontade para compartilhar aqui no fórum.

Abraços e bons estudos.