Comecei no estágio essa semana e lá eles utilizam MacBook, não sou adapta ao sistema e to tomando uma surra pra me adaptar, se alguém puder ajudar eu agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Comecei no estágio essa semana e lá eles utilizam MacBook, não sou adapta ao sistema e to tomando uma surra pra me adaptar, se alguém puder ajudar eu agradeço.
Oi Beatriz, tudo ok contigo?
Claro, ficarei feliz em ajudar você a instalar o MongoDB no seu MacBook. O MongoDB é um banco de dados NoSQL muito popular e amplamente utilizado em desenvolvimento de aplicativos. Vamos seguir esses passos para a instalação:
Passo 1: Abra o Terminal:
No macOS, você pode encontrar o Terminal no Launchpad ou procurando por ele no Spotlight.
Passo 2: Instale o Homebrew (caso você ainda não tenha):
O Homebrew é um gerenciador de pacotes que facilita a instalação de muitos softwares no macOS. Se você já tem o Homebrew instalado, pule para o Passo 3. Caso contrário, você pode instalá-lo com o seguinte comando no Terminal:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"
Esse comando irá baixar e instalar o Homebrew.
Passo 3: Instale o MongoDB:
Agora que você tem o Homebrew, você pode usar ele para instalar o MongoDB. Execute o seguinte comando no Terminal:
brew tap mongodb/brew
brew install mongodb-community@4.4
Isso irá adicionar o repositório do MongoDB ao Homebrew e, em seguida, instalar o MongoDB Community Edition versão 4.4.
Passo 4: Inicie o MongoDB:
Após a instalação, você pode iniciar o MongoDB usando o seguinte comando:
brew services start mongodb/brew/mongodb-community
Passo 5: Verifique o status do MongoDB:
Você pode verificar se o MongoDB está funcionando corretamente com o seguinte comando:
brew services list
Você deve ver uma linha que indica "mongodb/brew/mongodb-community" com o status "started".
Passo 6: Comece a usar o MongoDB:
Agora que o MongoDB está instalado e em execução, você pode usar o cliente de linha de comando para interagir com ele. Para acessar o shell do MongoDB, digite o seguinte comando no Terminal:
mongo
A partir daqui, você está pronto para começar a trabalhar com o MongoDB! Lembre-se de que essas instruções são baseadas na versão 4.4 do MongoDB e no uso do Homebrew como gerenciador de pacotes. Se a versão do MongoDB mudar no futuro, você pode precisar ajustar os comandos.
Espero que essas instruções ajudem você a instalar o MongoDB no seu MacBook.
Lembre-se de que a prática leva à perfeição, e você se adaptará cada vez mais ao sistema com o tempo.
Se tiver mais perguntas, não hesite em perguntar!
Abraços e bons estudos.
Muito obrigada Renan. Consegui instalar aqui.