1
resposta

como eu faria para exibir uma visualização contendo os filmes que obtiveram média igual a 5?

Estava extrapolando as análises e gostaria de saber como é possível gerar uma tabela ou gráfico contendo os filmes que obtiveram média 5

1 resposta

Oii Et, tudo certinho por aí?

Para fazermos isso, primeiramente precisamos agrupar os nossos dados e calcular a média das notas, conforme o professor faz em determinado momento do curso. Essa parte, pode ser realizada utilizando o groupby para agrupar os dados e o mean para calcular as médias das notas, observe:

import pandas as pd

# importando os dados
notas = pd.read_csv("https://raw.githubusercontent.com/alura-cursos/introducao-a-data-science/aula0/aula0/ml-latest-small/ratings.csv")
notas.columns = ["usuarioID", "filmeID", "nota", "momento"]

# agrupando os dados e calculando a média 
medias_por_filme = notas.groupby('filmeID').mean().nota

# visualizando as 5 primeiras linhas
medias_por_filme.head()

Resultado:

filmeID
1    3.920930
2    3.431818
3    3.259615
4    2.357143
5    3.071429
Name: nota, dtype: float64

Observe que temos uma Series como resultado. Para transformarmos ela em um dataframe, podemos utilizar o método to_frame:

medias_por_filme = medias_por_filme.to_frame()

medias_por_filme.head()

Resultado:

filmeIDnota
13.92093
23.43182
33.25962
42.35714
53.07143

Agora temos uma tabela com todas as médias das notas de cada um dos filmes. Para selecionar apenas aqueles filmes que possuem essa média igual a 5, podemos fazer uma seleção:

df_nota_igual_5 = medias_por_filme[medias_por_filme['nota'] == 5]

df_nota_igual_5.head()

Resultado:

filmeIDnota
535
995
1485
4675
4955

Espero que isso te ajude. Caso tenha alguma dúvida, ou esteja se referindo a alguma outra base de dados utilizada no curso, me avisa aqui que estou à disposição para ajudar :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!