3
respostas

Como eu faço pra saber se o que tem dentro de uma variável é um conteúdo numérico ou alfanumérico?

Boa tarde!! Tudo bem? Como eu faço pra testar se dentro de uma variável tem um número ou uma letra ou um simbolo? Ex: declarei uma variavel como int entrada, utilizei o comando scanf, mas a pessoa digitou uma letra, como faço pra testar se o conteudo é numérico ou alfanumérico?

3 respostas

Sergio, acho que nesse caso voce deve fazer uma validacao do input do usuario com um IF case, caso o usuario digitar alguma letra, ou seja, um valor que nao seja int, retorna uma mensagem dizendo que o valor deve ser apenas numerico.

Fernando, Boa noite. mas a minha dúvida é como eu testo isso na linguagem C? tenho que testar se for diferente de 0 a 9 ou diferente do alfabeto inteiro ? Porque em Cobol testo assim if campo not numeric o campo não é numérico, como é isso na linguagem C?

Para c++ encontrei o seguinte codigo:

#include using namespace std; bool isNumeric(string str) { for (int i = 0; i < str.length(); i++) if (isdigit(str[i]) == false) return false; //when one non numeric value is found, return false return true; } int main() { string str; cout << "Enter a string: "; cin >> str; if (isNumeric(str)) cout << "This is a Number" << endl; else cout << "This is not a number"; }

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software