3
respostas

Como eu faço para praticar tudo o que aprendi até aqui?

Me parece que a única forma de fixar todos os pormenores é praticando... entretanto sequer sei como praticar isso, por onde começar...

poderiam me dar uma luz? Programação é realmente algo muito novo pra mim, e ainda estou perdido.

obg.

3 respostas

Idelilde, tudo bom?

Em desenvolvimento costumamos brincar que "programar se aprende programando". É o tipo de conhecimento empírico que você vai adquirindo cada vez mais conhecimento conforme o treino.

Algumas dicas que podem te ajudar nesse começo:

  • Reproduza sempre os exemplos das aulas, depois modifique. Por exemplo, se um programa mostra números de 1 à 100 altera para mostrar só os pares, só os ímpares, mostrar de 100 à 0. Esse tipo de alteração te ajuda a fixar e descobrir outras formas de fazer;
  • Depois de um tempo revisite os códigos que você fez, analise e veja se consegue melhorar. Conforme for ganhando experiência vai ter uma visão crítica negativa sobre o que fez, normal, isso te ajuda a crescer;
  • Relembre aquelas teorias de matemática que você estudou e tente implementar, tipo baskara, teorema de pitágoras, cálculo de áreas, etc. Com isso você usa a lógica que já conhece da matemática para treinar a codificação.
  • Procure por códigos de outros cursos, internet, GitHUb, documentação do Python, etc. Olhar o código dos colegas te ajuda a conhecer formas diferentes de codificar. Claro, no começo vai ser mais complicado vc entender tudo, mas vai tentando.

Espero ter te ajudado, boa sorte.

Ronald, muito obrigado pelas dicas. realmente está sendo um desafio e tanto saber o que fazer e como kkk, mas também muito prazeroso...

Forte abraço e mais uma vez obrigado!

Legal Idelilde, não esquece de marcar uma resposta como solução! Assim sai da lista de questões sem solução do fórum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software