1
resposta

Como eu controlo as minhas exposições de vulnerabilidades sem passar insegurança sobre o tema que irei apresentar?

Quando você explica que expor as vulnerabilidades é uma forma de "desarmar" o público, proporcionando empatia, pois qualquer um de nós poderia passar por isso. Até que ponto eu preciso enfatizar a vulnerabilidade, digo, para não cair no erro de passar uma insegurança e voltar um passo atrás onde está aparentando que eu não tenha me preparado para a apresentação?

1 resposta

Olá Josiel!

Interessante a sua pergunta, pois sou líder a 8 anos e muitas vezes aplicamos essa técnica de empatia sem perceber (refletir), mas ao ler sua pergunta fiquei refletindo e cheguei a seguinte resposta:

Quando você usa essa técnica a questão não é até que ponto, ou seja, não é o "o que" e sim o "como". Acredito que o fundamental é mostrar que erros ocorrem, tranquilizando o público e transmitindo HUMILDADE com o objetivo de fazer com que as pessoas percebam que você é uma pessoa humilde (no sentido de não ser arrogante, que nunca erra) e não inseguro que seria o extremo oposto de arrogante.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software