Oi Ciro, tudo bom?
Uma maneira legal de estudar e revisar os conceitos de cada módulo é não só refazer o código, mas fazer mudanças nele, adicionar e remover coisas novas, quebrá-lo e ver o que acontece. Tente expandir os exercícios, fazer coisas a mais do pedido. Se o exercício pediu pra calcular a média normal de um aluno, faça um com média calculada por pesos, ou dê pesos individuais à cada nota, por exemplo.
Depois que você for pegando mais coisas, comece a fazer pequenos programas e projetinhos do zero. Com apenas poucas ferramentas da linguagem, como estruturas de repetição (for
, while
) e condição (if
, elif
, else
) dá pra fazer um jogo de aventura baseado em texto onde o jogador vai escolhendo caminhos e vê cenas diferentes (nada elaborado, tudo rodando ali no próprio console do Python, mesmo). Depois disso você pode fazer um jogo da velha ou jogo da forca, e assim vai indo.
Esse tipo de coisa vai te ajudando a evoluir e descobrir novas coisas na linguagem. "Puxa, eu quero fazer isso no meu jogo, mas como é possível?", e aí corre pesquisar "fazer coisa x em Python". Outra dica é explorar a documentação oficial da linguagem, disponível em português, e ir lendo, mesmo sem entender tudo, pra descobrir como funcionam as coisas "por baixo dos panos".