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Como estimular colaboradores que reclamam constantemente das atividades?

A frequência de questionamentos em todas as reuniões as vezes gera a impaciência e muitas vezes respondemos rapidamente e já com um tom meio que é isso.

Como posso ajudar e habilidades para melhorar e estimular esse colaborador diante de tantos negativas e impaciência?

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Ola Betania. Sou o Décio, também aluno, e confesso que não é fácil ter uma resposta única ou correta, pois precisaríamos analisar outros pontos para se dar um diagnóstico. Para pensar: Por que esses colaboradores reclamam tanto? Conseguir informações e mesmo feedbacks individuais destes colaboradores poderia ajudar o gestor a como melhorar o "clima" na organização e conseguir posturas mais colaborativas. Entendo que se numa reunião a maioria das pessoas estão descontentes, irritadas, reativas, etc., dificilmente essa reunião terá sucesso, e concordo, o líder da reunião não conseguirá obter resultados. Muitas pessoas querem hoje ter voz, serem ouvidas. Uma dica, é o gestor conversar, individualmente com esses membros da equipe, buscando praticar a escuta ativa e perguntando o que esse colaborador enxerga de problemas, mas também, como ele pode ajudar, como ele pode melhorar sua parte para contribuir com o todo depois.