Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como estimar uma Sprint com mais perfis além dos Desenvolvedores?

Olá,

tenho uma dúvida quanto a como estimar tempo ou pontos para uma história.

Em uma Sprint dure 2 semanas, como estimar o tempo e o que deve caber dentro desta Sprint?

Imagine que a equipe é composta de 3 Desenvolvedores e 1 Testador. Devo planejar somente as horas dos Desenvolvedores ou incluo o tempo do Testador?

Se não adiciono o tempo do Testador é possível que não consiga entregar a história, pois o testador ainda estará trabalhando.

Se adiciono o tempo do Testador é possível que a equipe de desenvolvedores fique sem o que desenvolver, aguardando o testador finalizar o trabalho, para ajustes dos próprios desenvolvedores.

Como devo estimar, tendo este impasse referente ao tempo dos profissionais envolvidos e de uma certa sequencialidade entre eles? Para complicar e se tive um Designer junto como ficaria a estimativa para a Sprint?

Obrigado.

3 respostas

Há uma sequencialidade entre eles, mas talvez você possa encurtar fases sem prejudicar a qualidade.

Eu colocaria o trabalho do testador como parte do workflow do desenvolvedor (e não uma pessoa à parte). Se não for possível, talvez seja melhor reavaliar se uma metodologia ágil é o correto a aplicar no projeto, ou ainda, se você poderia criar uma sprint só de testes.

Outra opção seria atribuir a revisão de código, versionamento e documentação ao desenvolvedor, enquanto ele aguarda o testador.

O caso do designer é mais complicado pois depende muito da cultura da empresa:

• se os times são separados o design vem antes da engenharia, ou depois?
  • o designer produz que tipo de insumo: apenas assets (elementos de interface) ou toda uma linha visual e criativa? É possível automatizar de alguma forma essa geração de assets (padronizar)?
  • qual o nível de autoridade que o designer tem na empresa? Uma empresa com design maduro o considera no mesmo nível estratégico de gestão, e não só mais um na linha de produção. Isso tem impacto direto nessa coisa de estimar prazos.

Minha resposta te ajudou? Dá um retorno ou marca como solução? Obrigado!

solução!

Olá Ricardo, desculpe pela demora. Mas com certeza ajudou sim. Muito obrigado.