Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como escrever o Objetivo.

Olá, espero que estejam bem. Estou com dúvida sobre como escrever o Objetivo. O curso deixou claro como escrever as metas, através do SMART. Mas eu não consegui encontrar até aqui a forma certa de escrever o Objetivo.

Vou dar um exemplo: Meu objetivo: Ganhar massa muscular (Devo definir quantos quilos de massa? Devo informar o tempo para atingimento desse objetivo? O que mais tenho que inserir no texto do objetivo?)

Minhas metas:

1. Ir à academia 5 vezes por semana;
  2. Ir ao nutricionista a cada 3 meses;
  3. Manter alimentação de acordo com recomendação nutricional durante 6 vezes por semana;
  4. Trocar ficha de exercícios a cada 45 dias;
  5. Dormir às 22 horas nas noites anteriores aos dias de exercício;
  6. Acordar 4:45 nos dias de exercício.

Favor ajudar a corrigir a escritam, se necessário.

3 respostas

Oii, Lucas.

Um objetivo é uma declaração clara e concisa do que você deseja alcançar. Ele deve ser inspirador e fornecer uma visão geral do que você quer atingir, sem necessariamente entrar em detalhes específicos, que são mais apropriados para as metas.

Vamos ao seu exemplo:

Objetivo: Ganhar massa muscular.

Esse objetivo tá bem formulado porque é claro e direto. Mas, pra deixar mais alinhado com a metodologia SMART (mesmo que os detalhes específicos sejam abordados nas metas), você pode adicionar um pouco mais de contexto.

Objetivo: Ganhar massa muscular de forma saudável e sustentável.

Isso dá uma visão mais completa do que você deseja alcançar. Agora, as metas que você listou são as etapas específicas e mensuráveis que ajudarão a alcançar esse objetivo.

Objetivo: Ganhar massa muscular de forma saudável e sustentável.

Metas:

1. Ir à academia 5 vezes por semana.
  2. Ir ao nutricionista a cada 3 meses.
  3. Manter alimentação de acordo com recomendação nutricional durante 6 vezes por semana.
  4. Trocar ficha de exercícios a cada 45 dias.
  5. Dormir às 22 horas nas noites anteriores aos dias de exercício.
  6. Acordar 4:45 nos dias de exercício.

Ao definir o objetivo dessa forma, você mantém o foco claro no que deseja alcançar, enquanto as metas detalham as ações específicas que levarão você até lá.

Um abraço e bons estudos.

Oi, Lorena, obrigado pela ajuda. O objetivo como está posto me leva a crer que se eu ganhar 0,5kg de massa muscular meu objetivo estará atingido. Precisamos definir um número para garantir sucesso no objetivo?

solução!

Olá, Lucas!

Se você sente que, para manter a clareza, é importante definir um número, pode, sim, ajustar o objetivo para refletir isso.

Assim:

Objetivo: Ganhar 5kg de massa muscular de forma saudável e sustentável.

Assim, você alinha o objetivo com uma medida de sucesso, deixando claro o resultado esperado. O mais importante é que o objetivo seja algo que te inspire e guie, enquanto as metas te levam a alcançá-lo.

Bons estudos e continue firme!

Abraços!