Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Como esconder o código fonte?

Ainda que o usuário não tenha passado pela validação de login ele tem acesso ao codigo fonte de toda a página pela aba "source" do navegador.

Qual é a melhor forma de resolver isso?

Vi que tem um curso de React Router, que separaria as páginas, com essa implementação isso se resolveria?

Obrigado!

6 respostas

Fala Alceu, tudo bem?

Não sei se está se referindo ao formulário que criamos no curso React: Function Components, uma abordagem moderna, Mas poderia nos informar em qual curso, aula e video está se referindo? E se possível enviar uma print do código fonte do projeto que se refere? Pois por padrão o react não mostra o seu código como um html na aba de source do navegador, tanto que eu abri aqui o meu projeto e verifiquei e aqui não aparece o código fonte do formulário.

Aguardo o seu retorno :D

Oi Mateus, obrigado pela resposta :)

Não é especificamente de um curso, fiz uma parte desse que tu falou e de outros tbm mas não estou seguindo o mesmo projeto.

Na verdade não falei que eu fiz uma build do projeto pra rodar de forma estática, mas então se eu rodar num servidor node.js ele não vai aparecer o cidigo fonte? Pq qnd subi a build ele aparece todas as pastas e se eu navegar pelo source do navegador, inclusive a "components" onde fiz os componentes com as regras de negocio.

Nessa screenshot eu não cheguei a implementar as rotas, mas vi que ele dá acesso a todo projeto pelo source. Se eu implementar as rotas ele só faz o carregamento dos arquivos das próximas rotas caso o usuário passe pra próxima rota? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade gem

PS: no caso da screeshot eu estou rodando pelo node, mas no servidor local. Quando subi o build estático para um servidor na núvem ele aparecia todas as pastas pelo source.

Alceu, no caso não é possivel esconder o código fonte pois o navegador precisa dele para compilar, o que você pode fazer é obfuscar o se código e dificultar a leitura do mesmo. Para isso você pode utilizar uma ferramenta que eu encontrei, chamada JavaScript Obfuscator Tool, acesse-a clicando aqui. Um exemplo de uso:

Colando o seu código na área de código e clicar em obfuscate:

E então será gerado um código obfuscado:

Assim você utiliza esse código no lugar do seu original.

Espero ter ajudado, bons estudos :D

Entendi, obrigado Mateus!

Então, só para confirmar, o uso do React mesmo sem buildar para ser estático e mesmo usando o router vai manter todos os arquivos do site visiveis pelo source?

solução!

Sim, até mesmo Js Puro ou qualquer outra framework.