Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como entender a proporção entre os valores?

Não consegui entender muito bem essa questão, mais especificamente, a resposta. Entendi que trata-se de proporção entre os valores, mas não consegui chegar e enxergar a lógica para atingir o resultado.

Se puder me ajudar, agradeço.

2 respostas
solução!

Olá bom dia Juliana, tudo bem ^^

Neste caso acho que é mais fácil visualizar a fotometria inicial para se chegar no resultado.

No momento em que a questão passa os valores iniciais fica-se subtendido que na fotometria a luz esta perfeitamente balanceada.

O resultado não é achado de forma literal, por exemplo entra 250 segundos de luz, mas sim através dos padrões em pontos existentes nas configurações.

Imagine que com essa configuração

  • 1/250 V
  • f/5.6 A
  • 800 iso

Eu tenho:

Uma fotometria perfeita ou seja em 0 pontos na minha camera

Se formos ver as opções

1a -/250 + f/8 + ISO 200

  • O ISO foi reduzido em 2 pontos, sempre a metade ou o dobro, de 800 para 200 - (menos luz)
  • O diafragma foi aumentado em 1 ponto, de 5.6 para 8 - (menos luz)
  • E a velocidade permanece a mesma, então com maior sensibilidade e menor entrada de luz temos uma foto 3 pontos (2 do ISO e 1 do diafragma) subexposta

b - 1/125 + f/5.6 + ISO 200

  • O ISO foi reduzido 2 pontos, (menos luz)
  • O diafragma permanece o mesmo (igual)
  • E a velocidade foi reduzida em 1 ponto (quanto menor a velocidade, mais luz entra então está subindo 1 ponto na fotometria) (mais luz)
    • por isso a foto ficará subexposta em 1 ponto (- 2 do ISO + 1 da velocidade)

c - 1/500 + f/4 + ISO 1600

  • O ISO foi elevado em 1 ponto (mais luz)
  • O Diafragma reduzido em 1 ponto (mais luz)
  • E a veocidade reduzida em 1 ponto (menos luz)
  • A foto estará 1 ponto super exposta (+ 1 do ISO + 1 do DIAFRAGMA - 1 da velocidade)

d - 1/60 + f/8 + ISO 400 - Correto

  • O ISO foi reduzido 1 ponto (menos luz)
  • O diafragma aumentado 1 ponto (menos luz)
  • A velocidade reduzido 2 pontos (mais luz)
  • Isso compensa a fotometria entre todos eles

Deu para entender a lógica do exercício, não necessariamente temos que saber a exata entrada de luz, mas as proporções de entrada em pontos por cada configuração.

Espero ter conseguido explicar ^^

Um abraço e bons estudos

A resposta foi satisfatória. Meu raciocínio não desenvolve tão rápido tudo isso, mas eu entendi como funciona, agora. Gratidão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software