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Como enfrentar o desafio de vendas via "mundo digital" atuando numa região com forte resistência aos meios digitais?

Trabalho numa cidade pequena; aqui as pessoas não atualizam nem os documentos básicos e não aceitam acessar contas, produtos e orientações via meios digitais

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É difícil mudar uma Cultura. As pessoas precisam enxergar benefícios para que algo se modifique. Ou seja, elas precisam de um "empurrãozinho" ou "Nudge" (teoria econômica que trata do assunto) para que mudem suas atitudes ou decisões.

Tente fazer uma promoção vantajosa para compras online, ou um brinde. Algo que realmente as motive a experimentar a ideia.

Marcio bom dia...

Realmente as pessoas precisam ver benefícios para mudanças comportamentais. Eu trabalho em banco e não somos nós que criamos, implantamos e determinamos promoções, entrega de brindes etc. Precisamos transferir a cultura do papel impresso, do boleto e do comprovante impressos para os meios digitais, mas esse é um processo que vai demorar décadas no Brasil e mais tempo ainda em cidades pequenas. Aqui precisamos processar cheques. As pessoas têm receio das transferências e pagamentos eletrônicos. Pior ainda é quando se trata de contratação de produtos e serviços bancários via meios digitais. O Brasil melhorou muito em relação à utilização do internet bank nos últimos anos. Mas ainda estamos muito aquém do ideal. Vai demorar muito para o país ter bancos que sejam exclusivamente plataformas digitais, com pontos de atendimentos específicos e diferenciados por segmentos claramente distintos. Mesmo as pessoas de maiores posses e valores gostam de um atendimento personalizado e presencial. Mas vamos nessa. Pés no chão e foco. Vamos aos poucos sobrevivendo a este mundo paradoxo e complexo. Os meios digitais facilitam nossas vidas, mas ainda nos deparamos com clientes que pedem: "Anote num papelzinho pra mim por favor...."