Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como encarar um sistema gigante?

Estou criando esse tópico mais para pedir orientações sobre o que devo estudar/fazer para conseguir superar mais esse desafio.

Só para contextualizar, tenho um pouco de experiência em escrever códigos do zero até ficarem relativamente grandes. Fiz isso algumas vezes e percebi que quanto mais fazia, mais rápido e produtivo eu me tornava. Código grande que eu criei, não tenho problemas em entender. Só que recentemente me deparei com uma situação que me assustou bastante.

Acabei de entrar como estagiário em uma empresa e me apresentaram um sistema gigantesco. Eu preciso entender todo o código para dar continuidade ao projeto, manutenção e etc. Estou sim aprendendo, mas à passos de tartaruga! Nem parece que sou aquele que constrói aplicações rápido como antes. Percebi que ler código dos outros é minha maior dificuldade. Até mesmo para entender a estrutura do banco e pq ele está construído daquele jeito perturbo os meus colegas quase que o dia todo.

Gostaria de alguma sugestão. É normal ter essa dificuldade para entender sistemas grandes feitos por terceiros? Existem técnicas para melhorar essa habilidade? Alguma área de estudos específica? Ou só prática resolve o problema?

Obrigado

1 resposta
solução!

É bem normal Sergio! Você vai encontrar essa dificuldade inicial em todos os projetos mas isso vai melhorando bastante com a experiência