Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como é possível mudar a linguagem se coloca UTF-8?

Não entendi como é possível se eu salvar como UTF-8 e aparecer latim?

4 respostas

Oi Danielle, como assim? Você está colocando utf-8 e quando salva ele literalmente muda o código para latim? se você abrir o arquivo vai estar latim?

É que nos textos para explicação tem esse exemplo aqui que não fez sentido pra mim.

"Quando salvamos um arquivo texto no disco ele é salvo usando uma cadeia de caracteres (character set encoding). Se no editor de texto salvamos o arquivo contendo charset UTF, precisamos dar uma pista para o navegador de como ele deve ser processado. Se não fizermos isso, ele não conseguirá exibir corretamente qualquer texto acentuado.

Contudo, muito cuidado! Vamos supor que acidentalmente seu editor de texto não salvou o arquivo como UTF-8, mas em latin1. Se colocarmos a tag

estaremos dando uma dica errada para o navegador e isso nos trará problemas na acentuação. Para resolver esse tipo de situação, podemos usar ou mudar nosso arquivo para UTF-8, o que é mais difícil.

Pode ser que o editor de texto escolhido não siga o padrão UTF e utilize outro qualquer que nem eu ou você sabemos."

solução!

Entendi, vamos supor que você digitou o código e colocou como o charset o utf-8. Porém você está utilizando bloco de notas, e ao salvar o seu index.html, por exemplo, não se atentou ao encoding do arquivo e deixou lá como Latin1, quando você abrir a página no navegado você verá uma série de problemas com a acentuação, aparecendo uma série de caracteres o de seria um ã, não é que ele mudou o tipo, o que acontece é que foi especificado um tipo e quando salvou salvou outro então o navegador acaba se confundindo todo. Mas isso acontece pq o bloco de notas não é uma boa ferramenta para isso, o ideal seria usar um visual code.

Espero ter ajudado, é meio confuso isso e depois que começa a usar um visual code ou um sublime esse problema acaba. Mas esse tópico o professor coloca especialmente devido ao bloco de notas.

Aaaaah, ok entendi, já estava pensando que era algo que poderia acontecer no Sublime que é o que eu uso. Muito obrigada pela explicação foi de muita ajuda.