2
respostas

Como é possível chamar todas as pessoas envolvidas para uma reunião sobre a demanda

Em alguma questão no curso, uma resposta era chamar "todas as pessoas possíveis", mas como isso é possível? Visto as áreas e disponibilidades de cada área? E isso não pode gerar mais conflitos?

2 respostas

Em uma solução de TIC, é importantíssimo antecipar os conflitos para diminuir o risco da solução proposta. É melhor promover essas discussões antecipadamente para evitar atrasos e aumento do custo das soluções durante o desenvolvimento ou pior, após sua conclusão. Recomendo pesquisar sobre Lean Inception, um workshop de alinhamento sobre uma necessidade (geralmente TI), que propõe um calendário bem objetivo com as pessoas que devem ser envolvidas nesses diferentes momentos da construção da solução.

Então, eu geralmente tento entender um pouco mais da demanda e visualizar com base em outros projetos realizados quais são as possíveis áreas envolvidas, mas o que tem me ajudado bastante é conversar com algum Diretor/ Gestor com bastante tempo de casa, com isso facilita a identificação dos Stakeholders de cada área, feito isso convoco para uma reunião de discussão da demanda e quais possíveis pontos poderiam interferir em suas áreas e o objetivo do projeto, o que acaba acontecendo muito, é identificar outros projetos parecidos que já estão em andamento, e indicação de outras áreas que não foram mapeadas no inicio, após as discussão sempre elaboro uma ATA de reunião com os principais assuntos e envio para todos os envolvidos e posteriormente agendo com as áreas faltantes, atualmente criei um comitê com departamentos chaves que praticamente suportam todas as áreas da empresa, isso tem ajudado bastante também na identificação e informação, no lugar dos conflitos estão aparecendo interesses de outras partes em participar ou unificar algumas demandas.