2
respostas

Como é feita a instalação no ambiente linux?

Eu uso o linux e quero saber como é feita a instalação de todos os pacotes necessários para o curso no sistema linux.

2 respostas

Olá Belmiro, tudo bem? Bem, tem mais de uma forma de fazer a instalação do MySQL (Servidor de Banco de Dados) e também do MySQL Workbench (Cliente) no linux, a primeira e mais simples é você verificar na própria loja se ambos estão disponíveis para download, se sim você pode instalar por ele mesmo, essa é a forma mais simples, tendo em vista que as lojas de aplicativos dos sistemas Linux estão cada vez maiores talvez sua distribuição já tenha disponível na loja. Outra alternativa é fazer o processo pelo terminal, e sim, instalar pacote por pacote, para isso primeiro você deve atualizar a lista de repositórios do sistema com o comando (Estou admitindo que seu sistema seja baseado no ubuntu, assim usa APT):

sudo apt-get update

Depois você faz o download e instalação do MySQL com o comando:

sudo apt install mysql-server

E por fim você configura o MySQL executando o comando:

sudo mysql_secure_installation

Você pode ver o como é feito o processo de forma mais detalhada nesse link.

E para a instalação no Workbench pelo terminal basta fazer a atualização dos repositórios:

sudo apt update

E por fim fazer a instalação do mesmo com o comando:

sudo apt install mysql-workbench

Espero ter ajudado!

Otima ajuda

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software