Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como é feita a aplicação da animação

Olá, gostaria de tirar uma dúvida sobre a animação.

O modelo que utilizamos na aula não era igual ou seguia as mesmas características do nosso personagem principal do jogo, mas mesmo assim ele computou e entendeu que o personagem reagiria da mesma forma. O Unity faz isso utilizando os ossos do personagem como base?

Se sim, tem que possuir exatamente a mesma quantidade de ossos e os mesmos devem estar na mesma disposição?

2 respostas
solução!

Olá, tudo bem?

Quando você importou seu personagem ele criou um avatar próprio. Você pode então usar suas próprias animação ou usar as do projeto. A Unity faz esse retarget das animações usando os ossos como base e faz o melhor com os ossos disponíveis.

Você pode dar uma olhada no Rigg do modelo dentro da Unity mudando ele pra Humanoid e pedindo para configurar, assim ele te mostra o Rigg dentro da Unity.

Então não precisa ter a mesma quantidade nem disposição de ossos mas só de ter uma estrutura similar ele já tenta fazer o seu melhor. Mas pra ter algo bem preciso principalmente pra usar Motion Capture ou nos personagens principais do jogo o Humanoid segue uma estrutura que facilita isso.

No nosso caso usamos Generic porque o esqueleto é bem simples então nos nossos personagens as animações funcionam bem porque todos seguem o mesmo esqueleto. Em outros personagens essas animações podem funcionar mas você não tem animações por exemplo de calcanhar, mãos, ombros, etc. porque não possuímos esses ossos no esqueleto.

Links úteis: https://docs.unity3d.com/Manual/UsingHumanoidChars.html

Boa noite, muito obrigado!! Era exatamente o que eu queria saber.

Passar bem.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software