Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como é escolhido o Product Owner para um projeto?

Me parece que o Scrum master deve ter muito conhecimento do framework Scrum e saber gerenciar, para ser escolhido como Scrum master em um projeto que se inicia. Mas, no caso do Product Owner, existe alguns critérios para estabelecer aquele que será o P.O do projeto ? Quais?

4 respostas
solução!

Olá Igor.

Tudo bom?

Eu imagino que alguns critérios serão estabelecidos dada a natureza do projeto, mas falando de maneira geral, penso que a presença de algumas habilidades e competências parecem fundamentais, tais como:

  • Conhecimento das metodologias ágeis;
  • Ter um conhecimento profundo da análise de negócios, clientes e mercado.;
  • Relacionar-se bem com o cliente;
  • Ter comprometimento e responsabilidade para com a equipe;
  • Boa comunicação,
  • Ser estratégico e assertivo.

Espero que isso possa ajudar.

Bons estudos e abraços =)

Daniela, há certificações próprias para atuar como Product Owner também, estou correta?

abraço, Érica

Oi Erica.

Tudo bom?

Dependendo do background de experiência profissional da pessoa, a certificação funciona como um plus. Além disso, temos variações nos níveis dos certificados.

O PSPO I (Professional Scrum Product Owner I) - para as pessoas que querem validar seus conhecimentos sobre o Scrum e a capacidade de apoiar a criação e a entrega de valor.

PSPO II (Professional Scrum Product Owner II) - para as pessoas que querem validar seus conhecimentos já avançados tanto sobre o Scrum quanto sobre o papel de P.O. Neste, exigirá conhecimento e experiência prática.

Você também pode conferir esse artigo no qual é abordado as certificações no Scrum.org: A melhor ordem para tirar todas as certificações da Scrum.org.

Abraços =)

Dani,

Muito obrigada por orientar sobre as certificações, eu estava dando mais ênfase as titulações atualmente do que necessário.

abraços, Erica

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software