2
respostas

Como duas máquinas diferentes estão conversando pela rede interna?

Boa Dia. No módulo 5 Praticando em um ambiente de cloud, aula 03 Testando a conectividade de diferentes redes, o professor criou duas máquinas no lightsail, cada uma com seu IP externo, ok, afinal são duas máquinas diferentes, na máquina 01 ele instalou o apache e a partir da máquina 02 ele acessou esse servidor web, mas utilizando o IP interno reservado da máquina 01. Fiquei na dúvida, pois ele não conseguiria acessar esse servidor apenas tentando conectar pelo IP externo da máquina 01? Isso me deixou muito confuso.

2 respostas

Olá, Thiago!

Quando estamos em um ambiente de cloud, como o Amazon Lightsail, cada máquina (ou instância) geralmente tem dois tipos de IP: um IP externo (público) e um IP interno (privado). O IP externo é utilizado para comunicação com a internet e outras redes externas, enquanto o IP interno é usado para comunicação dentro da mesma rede ou VPC (Virtual Private Cloud).

No exemplo que você mencionou, o professor usou o IP interno da máquina 01 para acessar o servidor web a partir da máquina 02. Isso é possível porque ambas as máquinas estão na mesma rede interna, permitindo que elas se comuniquem diretamente sem passar pela internet. Utilizar o IP interno tem algumas vantagens:

1. Segurança: A comunicação interna não é exposta à internet, o que reduz os riscos de ataques externos.
  2. Custo: Em muitos provedores de cloud, a transferência de dados entre máquinas na mesma rede interna pode ser mais barata ou até gratuita em comparação com a transferência de dados via IP externo.
  3. Desempenho: A comunicação interna pode ser mais rápida, pois não precisa passar por roteadores externos e outros dispositivos de rede.

Agora, respondendo à sua pergunta, sim, ele poderia acessar o servidor web usando o IP externo da máquina 01, desde que as configurações de firewall e regras de segurança permitam esse acesso. No entanto, para os motivos mencionados acima, é mais eficiente e seguro usar o IP interno quando as máquinas estão na mesma rede.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa noite! Obrigado por responder. Não sabia que funcionava assim este ambiente de cloud. Pensei que fossem independentes, como se uma das máquinas fosse a minha e a outra a sua, por exemplo, sem estarem na mesma rede local. Obrigado pelo esclarecimento.