2
respostas

Como duas máquinas diferentes estão conversando pela rede interna?

Boa Dia. No módulo 5 Praticando em um ambiente de cloud, aula 03 Testando a conectividade de diferentes redes, o professor criou duas máquinas no lightsail, cada uma com seu IP externo, ok, afinal são duas máquinas diferentes, na máquina 01 ele instalou o apache e a partir da máquina 02 ele acessou esse servidor web, mas utilizando o IP interno reservado da máquina 01. Fiquei na dúvida, pois ele não conseguiria acessar esse servidor apenas tentando conectar pelo IP externo da máquina 01? Isso me deixou muito confuso.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Olá, Thiago!

Quando estamos em um ambiente de cloud, como o Amazon Lightsail, cada máquina (ou instância) geralmente tem dois tipos de IP: um IP externo (público) e um IP interno (privado). O IP externo é utilizado para comunicação com a internet e outras redes externas, enquanto o IP interno é usado para comunicação dentro da mesma rede ou VPC (Virtual Private Cloud).

No exemplo que você mencionou, o professor usou o IP interno da máquina 01 para acessar o servidor web a partir da máquina 02. Isso é possível porque ambas as máquinas estão na mesma rede interna, permitindo que elas se comuniquem diretamente sem passar pela internet. Utilizar o IP interno tem algumas vantagens:

1. Segurança: A comunicação interna não é exposta à internet, o que reduz os riscos de ataques externos.
  2. Custo: Em muitos provedores de cloud, a transferência de dados entre máquinas na mesma rede interna pode ser mais barata ou até gratuita em comparação com a transferência de dados via IP externo.
  3. Desempenho: A comunicação interna pode ser mais rápida, pois não precisa passar por roteadores externos e outros dispositivos de rede.

Agora, respondendo à sua pergunta, sim, ele poderia acessar o servidor web usando o IP externo da máquina 01, desde que as configurações de firewall e regras de segurança permitam esse acesso. No entanto, para os motivos mencionados acima, é mais eficiente e seguro usar o IP interno quando as máquinas estão na mesma rede.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa noite! Obrigado por responder. Não sabia que funcionava assim este ambiente de cloud. Pensei que fossem independentes, como se uma das máquinas fosse a minha e a outra a sua, por exemplo, sem estarem na mesma rede local. Obrigado pelo esclarecimento.