2
respostas

Como driblar perder uma negociação quando a contraproposta do cliente não é nada benefica?

Como é possível reverter uma situação onde foi feita uma proposta para o cliente e o mesmo devolve com uma contraproposta - que é a única que o mesmo aceitará - mas que para você pode ser uma perda, mas onde também é necessário fechar a negociação de todo o jeito? É possível, mesmo com a imposição, incrementar a proposta de modo a tornar-se benéfica, mesmo que sutilmente?

2 respostas

Flora, tudo bom?

Se há ali uma sinceridade entre as partes, quando o cliente diz que é a sua melhor oferta realmente deve ser o máximo que ele consegue flexibilizar. Cabe a você colocar as ponderações necessárias e ver se aquilo realmente tem alguma vantagem. Mas sim, sutilmente você pode tentar dar uma forçada para saber se realmente aquilo é o máximo possível, numa boa negociação ambos devem sair satisfeitos.

Em algumas negociações pode ser mais equilibrar o benefício para todas as partes envolvidas. Isso acontece nas negociações distributivas, em que uma parte se beneficia a custa de outra (ex: comprador e vendedor negociando preço). Talvez um caminho que possa ser usado é pensar em outros parâmetros que possam ser incluídos na discussão, de modo a compensar o que foi perdido até o momento. Com a adição destes novos fatores, você tenta que as partes passem a colaborar entre si, entendendo se existe oportunidade de rever o tema anterior. (Ex. é possível flexibilizar prazo de pagamento, ou questões de entrega a favor de custo? Existe algo que a outra parte deseja que posso abrir mão para conseguir o que quero?) Nestas ocasiões, conhecimento do produto que está sendo negociado, do mercado, e das partes envolvidas na negociação podem ajudar muito. Vale o exercício de se preparar antes da nova conversa tendo clareza do que você pode oferecer, quais os limites que você pode chegar em cada atributo, e, se nada der certo, se você está de acordo em seguir com a proposta que já tem. Espero te ajudado!