1
resposta

Como dizer não sem ser mal interpretada?

Minha maior dificuldade é dizer não. Seja para um acionamento do trabalho fora do meu horário, para uma necessidade de um familiar ou amigo. Fico com receio de parecer grosseira ou indiferente e acabo não priorizando as minhas necessidades, como a de estudar por exemplo.

1 resposta
  1. Seja organizado Antes de dizer ‘não’, organize-se. Manter uma agenda organizada é importante para que saiba o que pode ou não pode encaixar nela. Sem um planejamento, é difícil fazer o julgamento correto se você tem tempo ou não para atender aquele pedido na sua rotina de trabalho.

  2. Considere o pedido Evite dizer o "não" logo de cara. Tire um tempo para analisar a situação, isso demonstra o nível de comprometimento. À medida que analisa e chega a uma conclusão, você também é capaz de elaborar argumentos que justifiquem a recusa.

  3. Pergunte sobre as prioridades É importante que você tenha a liberdade de perguntar ao seu demandante o que é prioridade. Ele deve saber a escala de urgências dos pedidos e solicitações, caso não possa atender a todos. “Seja esforçada mesmo que vá recusar uma atividade. Mostre que já está trabalhando para terminar outras coisas a tempo”.

  4. Apresente uma alternativa Pensar em soluções alternativas para as demandas mostra uma postura de alguém dedicado e preocupado com o funcionamento do todo, ainda que não possa ajudar pontualmente. Pensar em planos alternativos evita também a imagem de descaso.

  5. Pondere o tom de voz É crucial saber como dizer o não. Trabalhe a questão do tom, mantenha a serenidade e faça contato visual. Mantenha-se calma e mostre essa calma através da maneira como fala com seu interlocutor.

  6. Estabeleça limites Você precisa saber exatamente o que cabe no seu tempo. Estabeleça limites, é importante para que mantenha a qualidade do seu trabalho e produza bem. Ainda que não dê pra fazer tudo, o foco é não deixar o ritmo cair naquilo que já está sendo realizado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software